Os vereadores Leo Prates (DEM, presidente do Legislativo municipal) e Kiki Bispo (PTB, 2º vice-presidente da CMS) participaram de atividades realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral nessa terça-feira, 31, em Salvador. O democrata esteve presente à homenagem prestada pelo TRE-BA a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, o presidente, ministro Luiz Fux, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma.
O diretor da Escola Judiciária do TSE, Tarcísio de Carvalho Neto e Sérgio Silveira Banhos (ambos ministros) também foram homenageados e receberam a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins.
Para Prates, Fux “é uma das grandes referências jurídicas no país. Ele merece essa homenagem junto com outros representantes do TSE, pois a Justiça Eleitoral é a segurança da democracia e tem papel fundamental para sua consolidação e efetivação”.
Ele parabenizou também o trabalho do desembargador José Edivaldo Rotondano à frente do da instituição baiana e destacou que é preciso a atenção de todos para as mudanças do processo eleitoral deste ano. “Aproveito para conclamar os jovens. É preciso participar, pois só se transforma a política a partir da política”, disse, ressaltando a importância do TRE, do TSE, do Ministério Público, da OAB e de outras instituições que atuam na fiscalização das eleições.
TRE para estudantes
Kiki representou a Casa no Projeto Políticos do Futuro, da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em solenidade promovida no teatro do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia). A atividade foi direcionada a estudantes da rede pública com o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes na política.
O petebista compôs a mesa de abertura ao lado de Fux; do governador Rui Costa; do prefeito ACM Neto; do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel; e do desembargador Rotondano, entre outras autoridades.
Ele parabenizou o TER: “É importante fazer com que as crianças visualizem o futuro, pois não há outro caminho que não seja através da política. Ações como essa fazem com que possamos projetar um país melhor para o futuro”.
O parlamentar destacou que a Câmara de Salvador também atua na formação e orientação de jovens, contribuindo para a formação política e estimulando a consciência cidadã: “É importante destacar o Educâmara, através do qual abrimos nossa casa legislativa para que as crianças conheçam o dia a dia e exerçam a cidadania. A partir daí, podem surgir políticos engajados, buscando um Brasil melhor”.
“Me sinto realizado por ser vereador de Salvador no segundo mandato. Esses programas fazem as crianças enxergarem uma política de participação, contribuindo de forma decisiva para a busca por um país melhor”, declarou.
Em sua opinião, diante da crise política do país, é um desafio fazer com que a população participe do processo eleitoral: “É preciso dialogar com o povo, ouvir as pessoas e resgatar a autoestima da política, fazendo com que as pessoas se interessem e participem do processo decisório do país”.