quinta-feira, 23 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Lídice defende federação PSB/Cidadania e mantém apoio a Jerônimo

Na manhã desta segunda-feira (18), ao chegar para participar da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Salvador, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) concedeu entrevista coletiva à imprensa e comentou sobre os rumos da federação PSB/Cidadania, o cenário político baiano e a estratégia do partido para as próximas eleições.

Questionada sobre a formação da federação, Lídice, que preside o PSB na Bahia, destacou que se trata de um processo importante para o fortalecimento das siglas diante da atual legislação eleitoral.

“A federação tem que ser uma coisa sempre unitária, essas coisas vão ser acordadas nacionalmente, mas o natural é que geralmente o partido que é mais forte naquele estado, ele assume a primeira direção. A federação é uma proposta de quatro anos, portanto tem espaço para ir fazendo revezamentos se necessário. Essa não é a nossa preocupação principal. […] Eu acho imprescindível para o PSB fazer federação. Gostaria até que tivesse mais partidos. Acho que o nosso presidente ainda faz esse esforço. Porque por outro lado alguns ficam agora temerosos naquele sistema de vou esperar para ver se sair muita gente das fusões e federações. Eu acho que a gente tem que procurar federar com partidos que tenham posições aproximadas, políticas e dentro de um acordo de projeto para o futuro”, afirmou.

A deputada também foi enfática ao reforçar o alinhamento do PSB baiano com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Ninguém tem dúvida: o PSB da Bahia ficará com Jerônimo. Quanto ao Cidadania, é uma decisão que cabe a eles”, explicou.

Sobre as movimentações de parlamentares insatisfeitos no Progressistas (PP), que mantém apoio a ACM Neto, Lídice confirmou que conversa para atrair lideranças para a base governista. “Claro [que converso] com deputados do PP e de outros partidos que desejam se perfilar ao lado do governador Jerônimo. Deputados, prefeitos, vereadores, todos são muito bem-vindos. Essa é uma das tarefas centrais que nós temos neste momento”, declarou.

Ao ser perguntada se o PSB pleiteará espaço na chapa majoritária do grupo governista para 2026, Lídice foi direta: “Todo partido deseja estar na chapa majoritária, e o PSB também. Já estivemos antes e temos o desejo de participar dessa discussão”, disse, lembrando que atualmente o ex-deputado Bebeto, do PSB, é suplente do senador Jaques Wagner (PT).

Arquivos