Até agora, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), já registrou 431 mil viagens e aplicou mais de 10 mil abordagens por uso inadequado dos dos patinetes elétricos. A fiscalização é intensificada para coibir o uso incorreto do equipamento na cidade. As ações são realizadas em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a empresa credenciada JET.
“A grande maioria dos usuários faz o uso correto. Com aqueles que são flagrados desrespeitando as normas, temos adotado as sanções legais”, destacou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza. “Já banimos mais de 2 mil usuários da plataforma por condutas inadequadas”, explicou.
O credenciamento municipal exige que a empresa mantenha equipe permanente de fiscalização que circula diariamente, principalmente nas áreas de maior demanda. A cidade adotou reduções de velocidade em trechos de intenso fluxo de pedestres como medida preventiva.
No último sábado (13), Semob, JET e GCM fizeram operação na orla da Boca do Rio, onde três pessoas foram flagradas usando o patinete em dupla. “Geralmente são pais que dividem o equipamento com seus filhos. Nós entendemos que é um anseio das crianças, mas é um exemplo ruim para quem compartilha na sociedade o papel de educar”, afirmou Pablo Souza.
O Decreto nº 40.301/2025, publicado em julho, estabelece as diretrizes para circulação e uso dos equipamentos. Entre as regras estão a proibição de transporte simultâneo de mais de uma pessoa e a vedação do uso por menores de 18 anos.
A JET também promove escolinhas de condução para orientar usuários sobre regras e segurança. Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob, explica que “durante esses encontros, os usuários são orientados sobre as regras de utilização e circulação do equipamento, visando garantir a própria segurança e a dos demais transeuntes”.
Desde o início da operação foram realizadas 91 escolas de condução que capacitaram mais de 5,4 mil pessoas. Hoje Salvador conta com 938 equipamentos em operação e mais de 132 mil usuários cadastrados na plataforma. Em oito meses de operação, a iniciativa já evitou a emissão de 260 toneladas de CO₂.