A noite desta quarta (03) é muito especial para a cultura baiana e brasileira, às 19h, a cantora Maria Bethânia tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), como a mais nova imortal da instituição. O título é um reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira e por ser referência para músicos e pesquisadores de diferentes gerações.
A sessão solene acontece no Palacete Góes Calmon, em Nazaré, presidida pelo acadêmico Ordep Serra, presidente da instituição. Assumindo a cadeira de número 18, Bethânia sucede o historiador e ensaísta Waldir Oliveira, falecido em 2022. A cadeira já foi anteriormente ocupada por J. J. Seabra e Dom Avelar Brandão Vilela.
A nova imortal será recepcionada em discurso pelo músico, professor e acadêmico Paulo Costa Lima. Maria Bethânia foi eleita à ALB em 2021, sendo uma grande defensora da literatura de língua portuguesa e já gravou álbuns com trechos de obras de grandes escritores como Fernando Pessoa, João Guimarães Rosa, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade.
A cerimônia de posse é transmitida através da TVE, em TV aberta, e no Youtube da Academia de Letras da Bahia.