O Governo do Brasil lançou, na sexta-feira (10), o aplicativo gratuito MEC Enem – o Simuladão do Enem, destinado a estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta oferece simulados por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e um assistente virtual com inteligência artificial.
“Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
“O MEC Enem é uma plataforma, com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque a prova do Enem é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, explicou Santana.
Como acessar e para quem é
O MEC Enem já está disponível nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play, e também pode ser acessado via navegador pela URL: app.mecenem.mec.gov.br. A ferramenta pode ser usada por todos — egressos do ensino médio, estudantes de cursinhos populares, jovens, adultos e beneficiários do Pé-de-Meia — que queiram testar conhecimentos e melhorar o desempenho na prova.
Após cadastro com login gov.br, o estudante encontra trilhas de estudo segmentadas por complexidade e área do conhecimento; simulados completos com questões do Enem; assistente virtual que cria planos e cronogramas personalizados; e transcrição e correção automatizada de redação, com tecnologia que promete rapidez e alta acurácia.
Recursos práticos e simulação real
O aplicativo replica a experiência do exame: há cronômetro nas seções de questionário e redação e perfil privado onde ficam as conquistas e pontuações — que também podem ser compartilhadas nas redes sociais. A ferramenta permite ainda envio de mensagens diretas entre usuários, funcionando como canal de comunicação com os estudantes.
Na seção Redação, o usuário recebe um tema (baseado em provas antigas), escreve o texto à mão, fotografa a folha e envia. A plataforma transcreve automaticamente a redação, possibilita edições e submete o texto à correção por inteligência artificial, que devolve gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.