segunda-feira, 26 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Megaoperação Zimmer mira lideranças e desarticula organização criminosa

A Megaoperação Zimmer, deflagrada nesta quinta-feira (11) pela Polícia Civil da Bahia, tem como foco atingir as lideranças e desarticular toda a cadeia de comando de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.

A ação é conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e conta com apoio das polícias Militar e Federal, mobilizando cerca de 400 agentes em sete estados: Bahia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco.

Até o momento, 35 pessoas foram presas. A operação cumpre mais de 90 mandados judiciais direcionados a integrantes dos núcleos operacionais, logísticos e financeiros da facção. As investigações identificaram uma complexa associação criminosa responsável pelo abastecimento, produção e preparação de drogas, além da utilização de pessoas físicas e jurídicas para dissimular a origem ilícita dos valores movimentados.

Foi solicitado ao Poder Judiciário o bloqueio de R$ 100 milhões, além do sequestro de bens ligados aos investigados. Segundo a Polícia Civil, o objetivo é sufocar financeiramente o grupo e impedir que ele siga disputando territórios e ampliando suas atividades.

A operação também conta com equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Core, da COPJ e da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

O Departamento de Polícia Técnica, a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) também participam das ações, reforçando a estratégia de integração entre órgãos estaduais e federais.

Arquivos