sexta-feira, 31 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Mobilização de autoescolas critica proposta do Governo

Funcionários de diversas autoescolas de Salvador realizaram uma mobilização, na manhã desta quinta-feira (23), contra o projeto do Governo Federal que propõe o fim da obrigatoriedade de frequentar centros de formação para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ato começou por volta das 7h, com concentração no Parque de Exposições, e seguiu em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB). A manifestação ocorreu de forma pacífica e contou com o acompanhamento da Polícia Militar.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Centros de Formação de Condutores da Bahia (Siepae), Cíntia Caldas, o objetivo da mobilização é alertar o poder público sobre os impactos da medida, que pode provocar o fechamento de milhares de autoescolas e a demissão em massa de trabalhadores do setor.

“Não são só autoescolas fechadas, são trabalhadores sendo colocados sem emprego de uma hora para outra por causa dessa medida populista, sem embasamento técnico. [Isso] vai matar vidas no trânsito”, afirmou Cíntia.

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional, com atos semelhantes registrados em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí. Segundo o sindicato, mais de 300 mil empregos em todo o país podem ser afetados caso o projeto avance.

Arquivos