terça-feira, 16 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Morre Robert Redford, ícone do cinema, aos 86 anos

O ator e diretor Robert Redford, ícone do cinema norte-americano e fundador do Festival Sundance, morreu na madrugada desta terça-feira (16). A informação foi confirmada por Cindi Berger, diretora da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, que trabalhou com Redford ao longo de sua carreira. A causa da morte não foi divulgada.

Redford dirigiu o drama vencedor do Oscar de melhor filme, “Gente como a Gente” (1980), pelo qual também levou a estatueta de melhor diretor. Como ator, alcançou projeção internacional com “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969), e quatro anos depois recebeu indicação ao Oscar de melhor ator por “Golpe de Mestre” (1973), clássico do cinema de crime.

Além das telas, Redford foi um ativista ambiental engajado em campanhas ecológicas e defendia posições progressistas na política.

Em 1981, fundou o Sundance Institute, que apoia cineastas iniciantes, e originou o Festival de Sundance, realizado em Utah, hoje referência do cinema independente nos Estados Unidos. O evento abriu espaço para novos talentos e produções fora do circuito comercial de Hollywood.

Redford deixa um legado duradouro, influenciando gerações de atores, diretores e jovens cineastas, além de marcar a cultura americana com suas obras e ativismo.

Arquivos