sexta-feira, 20 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Morre Sérgio Amado, publicitário baiano, aos 77 anos em São Paulo

Sérgio Amado, considerado uma das figuras mais influentes da propaganda brasileira, morreu neste sábado (4) em São Paulo. Ele tinha 77 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein; a causa da morte não foi revelada.

A confirmação do falecimento foi feita pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP). A instituição, que teve Amado à frente entre 2001 e 2003, divulgou a informação oficial sobre a morte do publicitário.

Nascido em Salvador, Amado foi formado em jornalismo, ciências sociais e história. Iniciou a carreira como publicitário em 1970 na capital baiana e mudou-se para São Paulo no início dos anos 1990.

Em Salvador, começou a trabalhar como redator na agência Vox Propaganda, em 1972, antes de ser contratado pela divisão baiana da Standard Ogilvy & Mather.

Ao longo da carreira, atuou por 23 anos no grupo WPP e foi presidente da Ogilvy nas últimas duas décadas de sua vida, papel que o tornou uma referência no mercado nacional.

A Ogilvy divulgou nota lamentando a morte: “Hoje é um dia triste para todos que fazem parte da família Ogilvy. Perdemos Sergio Amado, um dos maiores nomes da publicidade brasileira. Jornalista de formação, Sergio […] foi peça-chave no nascimento e expansão da DAVID e no crescimento do WPP no Brasil. Nossa gratidão por tudo o que construiu. À família e aos amigos, todo carinho”.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também se manifestou nas redes sociais: “Sua criatividade, visão e dedicação ajudaram a projetar a Bahia no cenário nacional da comunicação. Deixa um legado que continuará inspirando gerações. Minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com ele”, escreveu.

Publicidade

Arquivos