domingo, 10 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

MP convoca audiência pública após Claudia Leitte remover orixá de música

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu 15 dias para a cantora Claudia Leitte se manifestar sobre a troca do nome de um orixá em uma música, durante as últimas apresentações que têm feito em diversos estados.

O MP-BA, que instaurou um inquérito para apurar um possível ato de racismo religioso cometido pela artista, marcou uma audiência pública para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do órgão, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Na portaria, assinada e publicada pela promotora Lívia Sant’Anna Vaz, também foi definido que os compositores da música “Caranguejo”, serão ouvidos pelo órgão estadual.

O g1 tenta contato com a defesa de Claudia Leitte, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Sobre o caso, em coletiva de imprensa realizada antes da apresentação da cantora no Festival Virada Salvador, a artista disse que “racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”. Durante o show, ela não cantou a música.

O MP abriu o inquérito para apurar a situação, que aconteceu durante o primeiro show de ensaio de verão da artista no Candyall Guetho Square, também em Salvador, onde fica a sede da Timbalada – banda criada por Carlinhos Brown.

Arquivos