sexta-feira, 24 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

MPBA e Gaeco deflagram operação contra fraude de veículos na Bahia e ES

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), cumpriu nesta quinta-feira (16) um mandado de busca e apreensão em Teixeira de Freitas contra um dos operadores de um esquema criminoso de comercialização de veículos adulterados e fraudes contra seguradoras. A ação integra a Operação Dublé, deflagrada pelo Gaeco do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

De acordo com o MP, o alvo da Bahia atuava como transportador e comerciante dos automóveis adulterados, sendo responsável por montar e clonar veículos com o objetivo de “legalizá-los” a partir de documentos de outros carros, que depois eram revendidos.

No Espírito Santo, os mandados foram cumpridos nos municípios de Colatina, Serra e Vitória, onde a Justiça decretou o afastamento de um policial civil por 180 dias.

As investigações apontam que a organização criminosa operava desde 2022, utilizando diferentes estratégias ilegais, como clonagem de veículos (documentação, placa e chassis), falsos registros de furtos para obter indenizações e reintrodução de automóveis adulterados no mercado. O grupo envolvia o dono de uma loja de veículos e um policial civil que recebia propina para forjar boletins de ocorrência de roubos de carros comunicados a seguradoras.

Além das fraudes, o MP apura crimes de roubo, furto, receptação e corrupção ativa e passiva. Em um dos casos identificados, um dos investigados recebeu R$ 118 mil de uma seguradora após registrar falsamente o roubo de um veículo.

As apurações começaram em junho de 2023, quando um carro com sinais de adulteração foi apreendido no município de Santa Tereza (ES). Desde então, foram localizados diversos automóveis adulterados, incluindo picapes de luxo, comercializadas em diferentes estados.

Arquivos