sábado, 11 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Mulheres motoristas do BRT representam Salvador em premiação nacional

Andréa Peneluc, 42 anos, e Ilmara Sales, 53, motoristas do BRT de Salvador, vão representar a capital baiana no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025. A cerimônia será na quinta-feira (25), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Salvador concorre com Itabirito (MG) e Recife (PE) na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam com o projeto Mulheres no Volante, desenvolvido pelas secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para ampliar a atuação feminina no sistema de transporte coletivo.

“Para mim, é uma responsabilidade imensa e muito gratificante, porque eu estarei lá representando uma categoria que tem menor percentual de atuação na condução de ônibus. Espero que esse quadro seja mudado, e sinto que já está começando a mudar através desse projeto. É maravilhoso, para mim, porque eu já dirijo para pessoas há muito tempo, pois já trabalhei como motorista por aplicativo. Muitas mulheres passageiras entram no ônibus felizes, homens e senhores de idade também, que vêm e me parabenizam. É uma sensação maravilhosa”, contou Andréa Peneluc, motorista há mais de dez anos e que atua há dois meses no BRT.

Andréa relata que conseguiu renovar e acrescentar a categoria D na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) graças ao projeto. “Esse projeto transformou totalmente a minha vida. Eu conheci a iniciativa em 2023, momento em que a minha carteira estava perto de vencer, e eu estava desempregada e sem perspectiva de ter dinheiro para renová-la. Adicionar a categoria D já era um desejo meu, então esse projeto caiu como um presente de Deus”, complementou.

Ilmara Sales, que está há um ano no BRT, disse que adora o que faz. “Eu me sinto lisonjeada, empoderada. Amo quando as pessoas param para falar. Uma vez eu fui parada por uma policial. Ela saiu correndo em minha direção e veio pegar na minha mão. Os passageiros também adoram, principalmente as mulheres. Elas entram cheias de orgulho e me elogiam.”

Para Ilmara, representar Salvador em uma cerimônia nacional é motivo de orgulho: “O que eu mais quero é que essa viagem e premiação incentivem outras mulheres para que possam também se tornar condutoras de ônibus. Estou na expectativa de conquistar esse prêmio. Acho que ele já é nosso.”

Equidade de gênero

O projeto Mulheres no Volante é uma parceria entre a SPMJ, a Semob e o Sest/Senat. Desde 2022, quando foi lançado, já capacitou 250 mulheres em Salvador. Dessas, 110 já integram o sistema de transporte coletivo da cidade, atuando no BRT e no sistema municipal.

“Participar de mais uma premiação do projeto Mulheres no Volante, que é uma ação integrada com várias secretarias, mostra o quanto nós estamos diversificando a forma de fazer política de gênero e inserindo cada vez mais mulheres no mercado de trabalho em áreas que potencialmente são sempre ocupadas por homens. Então, o projeto Mulheres no Volante traz o fortalecimento, o empoderamento e a inserção da mulher num espaço que hoje é muito masculino e traz para ela a autoestima de que é possível ocupar todos os espaços com competência, com atenção e que isso é uma política pública de transformação social”, afirma a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo.

Em março deste ano, a prefeitura de Salvador recebeu o SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, também com o projeto Mulheres no Volante. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Segundo o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, a pasta tem promovido articulações para que as mulheres — que são as principais usuárias do transporte público em Salvador — possam também acessar oportunidades de emprego e inclusão social no sistema: “Portanto, hoje, temos esse projeto, que ajuda muito no posicionamento das mulheres no lugar onde elas querem estar, sem estereótipos”.

Ele destaca que mulheres atuam em diferentes segmentos das empresas: “Temos mulheres fazendo manutenção de ar-condicionado, mulheres fazendo a manutenção de motor, que é uma peça muito complexa. As empresas têm buscado fortalecer essa mão de obra, identificando as qualidades e o diferencial que essas profissionais trazem para o mercado de trabalho. E os rodoviários também têm mostrado um acolhimento importante para essas mulheres nesse ambiente, de uma forma respeitosa, adequada. A cidade só tem a ganhar quando há equilíbrio de gênero e equidade.”

Premiação

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025 é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility. A iniciativa reconhece ações com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social e é considerada um dos maiores eventos de mobilidade urbana da América Latina.

Arquivos