A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quinta-feira (25) a programação oficial do Natal Salvador 2025, que vai de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2026. O Centro Histórico será novamente o palco principal, com desfiles, shows, vilas natalinas e cenografia especial para moradores e turistas.
O lançamento ocorreu no foyer do Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito Bruno Reis (União), da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, no foyer do Palácio Thomé de Souza.

O tema deste ano é “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”. Uma das grandes novidades será o corredor de luz na Avenida Sete de Setembro, com cascatas laterais em um percurso de 1,3 km, ligando a Casa D’Itália à Praça Castro Alves.
Na Rua Chile, o público encontrará um túnel de som e luz com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor contínuo do Brasil. Já a Praça Castro Alves terá cortinas de LED no Palácio dos Esportes e no estacionamento.
A Praça Thomé de Souza receberá vila de artesanato, paisagismo temático, o Palco Duomo e a cenografia da “Casa Submersa”. Na Praça da Sé, haverá túnel de bambu, praça de alimentação, árvore interativa e presépio na Cruz Caída. O Terreiro de Jesus terá iluminação cênica, peças “instagramáveis”, Casa do Papai Noel e shows de lasers. Os festejos contam com patrocínio da Coca-Cola.
“Ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas vieram para cá, coisa que há muito tempo não ocorria. Também atraiu milhares de visitantes que conheceram as transformações de Salvador”, destacou o prefeito Bruno Reis.
A vice-prefeita reforçou o objetivo turístico do Natal Salvador.“Não é à toa divulgar ainda em setembro. Isso permite que pessoas do Brasil inteiro se programem, comprem passagens e reservem hotéis”, disse Ana Paula Matos.
Programação cultural
A Parada Natalina sairá da Rua Chile até o Terreiro de Jesus com quatro carros alegóricos, cerca de 800 figurantes e figurinos temáticos sobre o nascimento de Cristo.
Outras atrações incluem: sacadas musicais em casarões e museus; Palco Anunciação (Praça Municipal) com corais, orquestras e artistas locais;Palco Esperança (Igreja de São Pedro dos Clérigos) com corais escolares; Rua Encantada, com artistas de rua; Baile Infantil no foyer da Prefeitura.
Além disso, haverá missas campais na Catedral Basílica e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Uma das novidades será o Globo de Natal gigante, espaço instagramável no Cruzeiro de São Francisco, com efeitos especiais.
Duas vilas natalinas também serão montadas na Praça da Sé e no Santo Antônio Além do Carmo, com coretos de madeira, arena infantil, artesanato e gastronomia.
“Serão mais de 100 milhões de microlâmpadas espalhadas na decoração, trazendo um Natal com a identidade do soteropolitano”, afirmou Ângelo Magalhães, diretor da Dsip.
Impactos econômicos e turísticos
A festa deve gerar 3,8 mil empregos diretos e 4,9 mil indiretos, além de envolver 2,5 mil artistas, 40 expositores, 25 restaurantes, 40 lojas e 18 instituições. Mais de 250 ambulantes cadastrados terão espaço garantido no circuito.
Em 2024, mais de 1,7 milhão de pessoas visitaram o Natal Salvador, incluindo 300 mil apenas na Casa do Papai Noel. A expectativa é reforçar a capital como destino turístico, que já figurou entre os mais procurados do país no período natalino.
A Prefeitura ainda prepara esquema de segurança, com pórticos de acesso, planos de mobilidade e medidas de acessibilidade. Para descentralizar, parte da decoração será levada também a bairros da cidade.

