sexta-feira, 22 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Nelson Leal participa de inauguração de Centro Judiciário de Solução Consensual

Chefe do legislativo lembra que “mais vale um mau acordo que uma boa contenda”.

Ao lado do prefeito Carlos Germano e do vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Augusto Lima Bispo, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (26.03) da inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) de Relações de Consumo, em São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana, fruto de convênio entre a Prefeitura local e o Tribunal de Justiça da Bahia. O Cejusc, instalado sob o comando do Fórum Ministro João Mendes, é o local onde o cidadão poderá fazer uma queixa, o que ensejará automaticamente audiências de mediação e conciliação entre as partes, não gerando custas processuais e nem mesmo a necessidade de contratação de advogado.

A unidade do Cejusc São Gonçalo dos Campos vai mediar acordos de todos os tipos, relacionados ao consumidor e sem limite no valor da causa. Ele terá competência para casos pré-processuais e em questões já judicializadas. Neste segundo caso, a unidade judicial encaminha os autos do processo para o Centro designar as audiências de conciliação e mediação. Se não houver acordo, a vara dá prosseguimento ao processo, mantendo-se os prazos legais.

O presidente Nelson Leal elogiou a iniciativa do Poder Judiciário da Bahia. “É um importante investimento na pacificação social, política já preconizada pelo Código de Processo Civil em vigor. O novo CPC prioriza as ações conciliatórias ao invés da contenda, levando a efeito o ditado popular que diz que ‘mais vale um mau acordo que uma boa contenda’. Estamos cansados de que tudo nesse país vira caso de Justiça”, declarou o chefe do Poder Legislativo da Bahia, lembrando que um dos objetivos do TJ-BA com o Centro é desafogar as varas de relações de consumo.

Participaram ainda da solenidade, o ex-deputado Ângelo Almeida; o vice-prefeito de São Gonçalo, Fau Bulê; o presidente da Câmara, vereador Joca; o procurador-geral do Município, Gabriel Soares; a coordenadora do Cejusc de São Gonçalo, juíza Alexandra Santana;  o juiz João Batista Bomfim Dantas; e o diretor da Faculdade Anísio Teixeira, Valter Moraes Lima.

 

Arquivos