A Orla Brasil inaugura oficialmente, amanhã, Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Palco Nelson Rufino, novo espaço cultural da orla de Pituaçu. A cerimônia contará com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do próprio Nelson Rufino, que fará a apresentação inaugural ao lado da banda BATIFUN, abrindo a programação especial do dia.
O percurso começa com o projeto Orla em Movimento, que levará aulas de fitdance e beach tennis ao público. Durante o trajeto, Bruno Reis, autoridades e demais participantes vão conferir as intervenções que vêm transformando a orla, além das novas operações comerciais. Entre as marcas que aderiram ao projeto estão o Grupo Red, de Peu Magalhães; Grupo Espetto Baiano, de Daniel Dumas; Picolé Capelinha; Espetto Carioca; e a futura Guarderia Internacional de Esportes Náuticos, dedicada à capacitação e ao turismo esportivo.

A programação inclui paradas culturais e ambientais, como a apresentação do protótipo da estátua de Yemanjá, criada pelo artista Guru Moreno, e a mostra do projeto Lixo Zero. O público poderá conhecer o espaço que receberá o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos recicláveis, que também terá bebedouros de água para reduzir o consumo de plásticos descartáveis.
Na chegada da comitiva, será instalada a placa inaugural e, logo depois, ocorrerá uma lavagem simbólica da passarela com as baianas da ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares), reforçando símbolos de fé, cultura e ancestralidade.
Palco Nelson Rufino celebra tradição e modernidade
O novo palco homenageia um dos maiores nomes do samba da Bahia e estreia com programação especial de shows e apresentações. Nelson Rufino também será homenageado com uma estátua em tamanho real, feita em fibra de vidro e cobre pelo artista paraense Francisco de Assis, conhecido pelas esculturas de Gilberto Gil e Preta Gil, no Rio de Janeiro.
Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Brasil, o equipamento representa a união entre passado e futuro.
“O Palco Nelson Rufino é mais do que um espaço para shows, é uma homenagem viva à música e à essência de Salvador. Queremos que a população sinta orgulho da sua orla e encontre aqui um lugar para celebrar sua cultura, seu ritmo e seu sabor. A Orla de Pituaçu está se transformando em um verdadeiro cartão-postal de experiências que traduzem a alma baiana”, afirma.
Quem visitar o trecho também verá que o projeto de paisagismo já começou, com o plantio de novas árvores.
Gastronomia movimenta a nova orla
Os novos restaurantes reforçam a diversidade buscada pelo projeto e já atraem visitantes. Além dos quiosques Chopp Brahma e de acarajé, o restaurante O Ó Paí, Ó, do ator e produtor Érico Brás, leva para o espaço a energia e a ancestralidade do Pelourinho, com pratos como moqueca de camarão e escondidinho de carne de sol.
“A parceria com a Orla Brasil e os demais restaurantes que estão abrindo ali com certeza vai trazer uma energia nova para esse lugar e vai abraçar não só os soteropolitanos e os baianos, como também os turistas do Brasil e de fora do país também”, diz Érico Brás.
Outro destaque é o Samba Social Clube, sucesso no Rio de Janeiro e agora de volta às origens em Salvador, com foco no samba de raiz e na boa gastronomia. “Trazer o Samba Social Clube para Salvador é uma grande realização. A Bahia é berço de grandes sambistas, terra de Nelson Rufino, que será homenageado por nós com uma linda estátua. Este lugar é de uma energia única, e é isso que queremos celebrar aqui: o encontro entre o sabor, a música e a alegria de estar junto”, afirma Bruno de Paula, sócio do quiosque.
A partir de 22 de dezembro, o Palco Nelson Rufino terá apresentações musicais diárias, com banda residente tocando samba das 16h às 20h, abrindo a programação cultural permanente do espaço.
“O dia 20 de novembro marca um novo capítulo da Orla Brasil em Salvador, unindo música, sabor e pertencimento. Queremos que este espaço seja reconhecido como um ponto de encontro da cultura baiana: viva e pulsante”, conclui Eduardo Sampaio, diretor da Orla Salvador.
Serviço
O quê: Inauguração do Palco Nelson Rufino
Local: Orla de Pituaçu – Salvador (BA)
Data: 20 de novembro
Horário: a partir das 9h
