Nos Multicentros da rede municipal da saúde serão ofertadas mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista, além dos exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. Já no Hospital Municipal de Salvador (HMS), haverá a disponibilização de 1.120 vagas para exames de imagem focados na saúde do homem.
O interessado nos serviços deve obrigatoriamente buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio visando evitar aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus.
“Geralmente, o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, informou Ana Carolina Gonçalves, coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
As Unidade Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.
O dia especial de mobilização acontecerá em outro formato no dia 21 de novembro, contemplando algumas unidades de saúde.
Consultório de Rua – Nesta edição da mobilização, ao longo do mês de novembro, o público masculino em situação de vulnerabilidade também será contemplado numa parceria com o programa de Consultórios de Rua nas localidades de Itapuã, Centro Histórico, Itapagipe e Brotas. O intuito é alertar os homens para o autocuidado e aproximá-los do serviço de atenção primária à saúde.
Para atingir a população masculina que vive com a doença falciforme e aqueles que estão cadastrados para tratamento na SMS, as equipes farão uma busca ativa desses pacientes através de ligação ou in loco para realizar o agendamento de uma consulta clínica.
Doença – O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Em 2019, entre janeiro e outubro, 212 homens vieram a óbito na capital baiana em decorrência do câncer de próstata. No mesmo período, este ano, 170 pessoas foram vítimas fatais do agravo.