segunda-feira, 31 março, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Novo viaduto homenageia publicitário Duda Mendonça

Pelos cálculos da prefeitura, equipamento deve economizar cerca de seis horas mensais no tempo de deslocamento de quem circula na região

Salvador ganhou um presente de aniversário antecipado nesta sexta-feira (28): o viaduto de retorno Duda Mendonça, na Avenida ACM, inaugurado pelo prefeito Bruno Reis. A estrutura estratégica promete melhorar a mobilidade em um trecho que concentra 70% dos ônibus da cidade e 30% dos 1,2 milhão de veículos que circulam diariamente na capital.

Pelos cálculos da prefeitura, o viaduto deve economizar cerca de seis horas mensais no tempo de deslocamento de quem precisa acessar a região do Shopping da Bahia vindo da Avenida Paralela. Antes, esses motoristas eram obrigados a seguir até a congestionada Rótula do Abacaxi para fazer o retorno – um trajeto que podia levar até 15 minutos em horário de pico. Agora, a manobra será possível em questão de segundos.

“Como tantas obras que nós entregamos, essa vai contribuir ainda mais para desafogar toda esta região. Quem vem da Avenida Paralela não vai precisar ir até lá para retornar para esse novo centro comercial, que é toda esta região aqui do início da Avenida ACM e tem diversos prédios comerciais, prédios de serviços públicos, diversas unidades educacionais e igrejas. Então, vai melhorar o tempo de deslocamento das pessoas. Tempo é qualidade de vida, permite mais tempo para a pessoa descansar, para estar com sua família, para ter mais espaço e lazer, para estudar”, disse o prefeito Bruno Reis.

Além das duas faixas veiculares, o projeto inclui uma passarela para pedestres e um cuidadoso trabalho paisagístico com 130 árvores – incluindo ipês – e 8,4 mil metros quadrados de gramado. O secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, lembrou que a intervenção se soma a outras melhorias recentes na região, como os complexos viários Rei Pelé e Tatti Moreno, que juntos estão transformando a mobilidade na capital baiana.

Batizado em homenagem ao lendário publicitário baiano Duda Mendonça, falecido em 2021, o viaduto carrega também um simbolismo afetivo. Seu filho, Alexandre Mendonça, emocionou-se ao falar sobre a homenagem: “Meu pai dedicou a vida a enaltecer Salvador através de seu trabalho. Ver a cidade agora retribuir esse carinho com seu nome em uma obra tão importante é profundamente significativo para nossa família”.

A prefeitura destacou os investimentos em mobilidade da capital. Nos últimos anos, a cidade reduziu seu tempo médio de deslocamento de 30 para 19 minutos, ficando atrás apenas de Brasília (17 minutos) no ranking nacional de fluidez no trânsito – um avanço que, segundo o prefeito Bruno Reis, ainda pode melhorar com as intervenções em andamento.

Viaduto Duda Mendonça Crédito: Betto Jr./ Secom PMS

Arquivos