quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência são empossados em cerimônia na SJDHDS

Os novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA) foram empossados nesta quarta-feira (30), em uma cerimônia realizada na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Os 68 conselheiros assumem o mandato de quatro anos (2022-2026), com a missão de orientar na criação de políticas públicas voltadas para as Pessoas Com Deficiência (PcD’s).
O ato contou com a presença do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, do Superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), Alexandre Baroni, e do ex-presidente do Coede, padre Renato Minho.
No discurso de posse, o secretário Carlos Martins destacou que a sociedade tem compromisso para garantir os direitos das pessoas com deficiência e que o Coede é um instrumento importante para dar espaço nas discussões para este segmento da população.
 “O desafio é fortalecer políticas públicas para as pessoas com deficiência. A gente tem que fazer o nosso papel. Por isso, é importante um organismo desse tipo, com todas as Secretarias de Estado, com seus representantes, e o mais importante ainda, com as representações da sociedade civil. O conselho é fundamental para a discussão das políticas públicas para as pessoas com deficiência no nosso estado”, ressaltou o secretário.
Segundo o superintendente Alexandre Baroni, a posse do Coede-BA é um ato democrático que auxilia no avanço das políticas públicas para os PcD’s. “A posse do conselho é uma demonstração clara que o Governo da Bahia é um governo democrático que tem o objetivo de ouvir as entidades e avançar nas políticas públicas para as pessoas com deficiência”, afirmou Baroni.
Após a posse, os conselheiros se reuniram 99º sessão do Coede para definir a nova mesa diretora do Coede. Para a presidência foi eleito o representante da sociedade civil da Associação Feirense de Deficientes Visuais, Reinaldo Ferreira Maia, e para vice-presidente, Bruno Reis dos Santos, representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Criado em 2012, o Coede é um órgão de caráter consultivo e deliberativo que integra a estrutura administrativa da SJDHDS, com a finalidade de propor e orientar ações do Governo da Bahia para as pessoas com deficiência. Na composição do Conselho, estão 34 representantes do Governo do Estado e 34 da Sociedade Civil.

Arquivos