A construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica terá início em junho de 2026, confirmou o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (17). A obra integra um pacote de intervenções que promete impacto econômico e de infraestrutura para o estado.
Com 12,4 km sobre a Baía de Todos-os-Santos, a ponte será a maior da América Latina sob lâmina d’água. A conexão parte do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat), em Salvador, e chega à região da Gameleira, no município de Vera Cruz. A previsão de entrega final é junho de 2031.
Em Salvador, o projeto prevê túneis e viadutos que ligarão a ponte à Via Expressa e às avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes. Em Vera Cruz, está prevista uma nova rodovia e a duplicação de trechos da BA-001.
A plataforma provisória do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica tem início programado para maio de 2026 e levará cerca de um ano para ser concluída — sua execução ocorrerá em paralelo à construção da ponte.
Segundo o governo, a obra deve gerar cerca de sete mil empregos diretos e beneficiar diretamente cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios, atuando como vetor de distribuição de renda e atraindo investimentos nos setores de logística, indústria, comércio, serviços, mercado imobiliário e turismo.
“Nós fizemos uma apresentação geral do projeto da ponte. Hoje, a gente está na fase de licenciamento. Um procedimento que é previsto nessa fase são as escutas às comunidades tradicionais da ilha e, além disso, a apresentação de estudos e demandas do Instituto de Meio Ambiente (Inema), que é o titular desse licenciamento. E acreditamos que estamos dentro do cronograma, pois devemos iniciar as obras da ponte, propriamente dita, em junho de 2026, e antes disso devem já haver aí as mobilizações de canteiros, início da execução da plataforma de apoio provisória, que vai possibilitar que a gente consiga cumprir esse prazo de construção e entrega da ponte”, destacou Mateus Dias, superintendente de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Projeto
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Itaparica será composto por cinco trechos:
Trecho 1 – acessos viários em Salvador; Trecho 2 – ponte Salvador–Ilha de Itaparica; Trecho 3 – ligação da ponte à nova variante na Ilha; Trecho 4 – nova variante rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande); Trecho 5 – recuperação e duplicação de trecho da BA-001, desde a nova variante rodoviária até a cabeceira da Ponte do Funil.
Para a deputada Ivana Bastos, o projeto “representa desenvolvimento com responsabilidade e abre caminhos para uma nova era de integração regional.” “É um projeto que já se tornou realidade aqui na Alba para os deputados. E hoje foi para tirar as dúvidas dos deputados e vamos torcer, porque a casa está aqui de braços abertos, de mãos dadas, pra poder, o que for depender dela, a gente está aqui à disposição pra poder ajudar e dar celeridade”, garantiu.
Seponte e gestão
Também foram esclarecidas as atribuições da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica (Seponte), pasta temporária responsável pelo projeto até a transferência da gestão via Parceria Público-Privada (PPP). O secretário da Casa Civil ressaltou que o projeto já passou pela Seplan e SDE e que um contrato de PPP foi assinado em 2020. “Apresentar o projeto à Assembleia é uma oportunidade que nós consideramos estratégica para a estabilidade institucional da condução do mesmo, que é também estratégico para Bahia”, afirmou Afonso Florence.