A Prefeitura de Salvador iniciará nesta quinta-feira (6) uma série de interdições na Avenida ACM, em razão da operação de lançamento de vigas metálicas do novo Viaduto Antônio Linhares. A ação é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e pela Superintendência de Trânsito (Transalvador).
As mudanças fazem parte do projeto Nova Circulação da Avenida Tancredo Neves, que inclui obras de requalificação viária em uma das áreas mais movimentadas da capital baiana. A partir das 22h desta quinta, haverá interdição total do trânsito e desvio em frente à Igreja Universal, além de bloqueio na descida do viaduto do BRT em frente ao Shopping da Bahia. O bloqueio será necessário para a montagem de um guindaste de 500 toneladas.
A previsão é de liberação do tráfego às 5h da sexta-feira (7), mas três faixas da Avenida ACM continuarão interditadas durante o dia, para veículos vindos da Avenida Bonocô, por conta do guindaste posicionado na pista.
Na noite de sexta, às 22h, o bloqueio será retomado no mesmo trecho, com a instalação de dois guindastes — de 500 e 450 toneladas. A liberação deve ocorrer às 5h do sábado (8), mantendo parte da via bloqueada.
Também no sábado, a partir das 20h15, haverá nova interdição total em frente à Ford e na descida do viaduto do BRT. Às 22h, a pista do BRT será completamente interditada para o içamento e montagem das vigas do viaduto.
As restrições seguem até a madrugada de segunda-feira (10), quando todas as vias serão liberadas, às 5h.
Como rotas alternativas, a Transalvador recomenda que os motoristas que vêm das avenidas Bonocô, Barros Reis e da Via Expressa sigam pela BR-324 e Avenida Luís Eduardo Magalhães. Já quem vem do Rio Vermelho ou da Pituba poderá usar as vias marginais da própria Avenida ACM.
Agentes de trânsito e transporte estarão no local para orientar motoristas, pedestres e passageiros, e a sinalização será reforçada para alertar sobre as mudanças no tráfego.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, o Viaduto Antônio Linhares faz parte de um conjunto de obras estruturantes da Prefeitura no entorno da Tancredo Neves.
“O conjunto inclui o mergulho da Tancredo Neves com a Magalhães Neto, a duplicação da ligação entre a Paralela e o Iguatemi e o viaduto Duda Mendonça, além do fechamento do acesso em frente à atual Rodoviária”, explicou.
O prefeito Bruno Reis prevê que o novo viaduto será concluído até janeiro de 2026.
“São obras fundamentais para a mobilidade urbana, pensadas para equilibrar diversas tipologias de transporte e melhorar o fluxo viário em uma região marcada pelo crescimento acelerado e pela presença de múltiplos modais”, completou Souza.

