A ‘Operação Itapuã em Paz’, deflagrada nesta segunda-feira (8) pela Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos municipais, reforçou a segurança no bairro de Itapuã. A ação resultou na condução de 34 pessoas para averiguação, apreensão de motocicletas irregulares e retirada de equipamentos proibidos das ruas, com foco em garantir tranquilidade a moradores e turistas.
Além das 34 pessoas foram conduzidas para averiguação, dois homens tiveram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados — um por posse de cocaína e outro por desacato. Segundo o delegado Maurício Moradillo, titular da 12ª DT, mais da metade dos conduzidos já possuíam passagens pela polícia, mas sem restrições judiciais ativas.
“Esse trabalho não só reforça a segurança da região, como também fornece elementos importantes para investigações em andamento. A integração com os órgãos municipais é essencial para o ordenamento público e reflete diretamente na proteção de moradores e turistas”, destacou.
Na parte de fiscalização, a Transalvador apreendeu 16 motocicletas irregulares, enquanto equipes da Sedur e da Semop recolheram 250 itens proibidos, como garrafas de vidro, facões, toldos e barris de aço. Dez comércios informais foram desativados e dois estabelecimentos notificados por ocupação irregular de calçadas. A Limpurb também participou das ações.
De acordo com balanço da 12ª DT, de junho até o início de setembro já foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva contra investigados por tráfico, homicídios e roubos. Nesse mesmo período, oito flagrantes foram registrados por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação.