Treinados para atuar em solo firme e na areia da praia, os cavalos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) passaram a integrar o patrulhamento ostensivo da Operação Verão 2025/2026, em Salvador. A ação segue até abril de 2026 e utiliza 70 cavalos para ampliar o alcance visual dos policiais e antecipar situações de risco em áreas de grande circulação.
Na orla da Boca do Rio, um dos pontos monitorados, a presença da cavalaria tem sido percebida pela população. A enfermeira Adriana Maynart, de 42 anos, que aguardava uma aula de Fit Dance, relatou a sensação de segurança. “A polícia é parceira da população e dá segurança para virmos fazer atividade física, aproveitar a cidade. Vendo o patrulhamento, a cavalaria, os policiais em pontos estratégicos, eu me sinto mais segura. Isso é maravilhoso”, afirmou.
As regiões com maior fluxo de pessoas e concentração turística recebem reforço no policiamento. Stella Mares, Itapuã, Boca do Rio, Jardim dos Namorados, Barra, São Tomé de Paripe e Bonfim estão entre os bairros com presença ostensiva até o fim da temporada. No Comércio, a PM também monitora áreas com circulação de cruzeiristas.
De acordo com o comandante da Cavalaria da PMBA em Salvador, major Vinícius Moreno, a estratégia reduz delitos. “A ostensividade com tropa montada zera ocorrências de furtos, roubos, aqueles delitos que incomodam o cidadão comum”, disse. Segundo ele, um policial montado equivale a dez agentes a pé, potencializando o efeito preventivo.
A operação integra diferentes modalidades de policiamento. “Os policiais se comunicam por meio de rádio e sinalizam a necessidade de deslocamentos em casos de ocorrência. O trabalho é todo coordenado pelo Comando de Operações Especiais para que não choque, para que não se concentrem policiais em um local só e outras áreas fiquem descobertas”, explicou Moreno. O sistema conta ainda com câmeras de videomonitoramento e drones.
Além de Salvador, a Operação Verão 2025/2026 prevê incremento de 9.500 policiais militares em regime de plantão em toda a Bahia. Cidades como Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro e Feira de Santana também contam com reforço da cavalaria. Para a turista de Brasília, Denise França, a presença dos animais transmite tranquilidade. “É muito bom. Eu estava com o celular na mão. Só de ter a presença da cavalaria aqui já deixa a gente mais tranquilo”, contou.
