domingo, 25 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Operação Verão executa ações preventivas nos circuitos do Carnaval

Da Redação

Com a proximidade do Carnaval, a Prefeitura de Salvador intensificou uma série de serviços essenciais para a realização da festa, muitos deles executados nos bastidores dos circuitos oficiais. As ações envolvem manutenção urbana, fiscalização, mobilidade e prevenção de riscos para garantir segurança e conforto a foliões e visitantes.

Desde novembro de 2025, a Secretaria de Manutenção (Seman) atua na desobstrução de redes e dispositivos de drenagem, recuperação de pavimentos e poda de árvores. As intervenções fazem parte da Operação Verão e têm caráter preventivo para as festas populares e o período carnavalesco.

As equipes da Seman realizaram vistorias nos principais circuitos da folia: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Batatinha (Pelourinho). Durante os dias oficiais do Carnaval, os profissionais permanecem de plantão para atendimento imediato a eventuais ocorrências.

“Precisamos estar atentos aos menores detalhes para mitigar possíveis contratempos, como uma chuva mais forte que possa provocar alagamentos. Após os serviços preventivos, realizamos uma última vistoria nos locais, identificando ajustes necessários para garantir conforto e segurança aos foliões soteropolitanos e visitantes, no maior e melhor Carnaval do planeta”, afirmou o secretário de Manutenção, Lázaro Jezler.

Antes da folia, também ocorre a retirada temporária de mobiliários urbanos, que serão recolocados após o evento. A prefeitura ainda realiza a instalação de tapumes metálicos e de madeira para proteger monumentos e prédios públicos ao longo dos circuitos.

Para assegurar a circulação dos trios elétricos, a Transalvador iniciou o reposicionamento de placas de trânsito que interferem nos percursos, além da pintura das ciclofaixas com tinta acrílica. Em situações específicas, há necessidade de remoção temporária de estruturas, como postes retirados pela Diretoria de Iluminação no Porto da Barra, para evitar acidentes.

Fiscalização

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também intensificou a fiscalização nos circuitos carnavalescos. As equipes notificam estabelecimentos para coibir atividades irregulares, especialmente a venda de bebidas em vasilhames de vidro, além de orientar moradores e comerciantes a não utilizarem marquises como camarotes improvisados.

A operação da Sedur segue durante todo o Carnaval, incluindo ações educativas contra o uso de equipamentos sonoros sem licença e a fiscalização da montagem e desmontagem de estruturas, como camarotes e praticáveis.

“A cada ano queremos realizar um Carnaval mais bonito, seguro e organizado. Para isso, nossas equipes atuam nas ruas antes mesmo da festa começar. Existem regras que precisam ser seguidas para garantir o bem-estar de todos”, explicou o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo.

Arquivos