quarta-feira, 18 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Operação Verão reforça segurança na Bahia com 169 viaturas e 11 mil agentes

A Bahia iniciou oficialmente a Operação Verão 2025/2026 nesta quarta-feira (26), com o lançamento realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no Jardim de Alah, em Salvador. A ação amplia o policiamento ostensivo e preventivo durante o período de maior fluxo turístico, com reforço de efetivo, entrega de equipamentos e 169 novas viaturas distribuídas entre as forças policiais e de salvamento.

O investimento total é de R$ 46,5 milhões, somando recursos estaduais e federais. O objetivo é fortalecer a prevenção ao crime, aumentar a presença das equipes em áreas de grande circulação e ampliar a capacidade de resposta a emergências durante toda a alta estação. Durante o ato, o Graer fez demonstrações de rappel aerotático e o Corpo de Bombeiros realizou salvamento aquático.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

“Estamos preparando a Bahia para receber com segurança o grande fluxo de visitantes que chega no verão. Nosso compromisso é garantir tranquilidade, acolhimento e proteção à população e aos turistas que escolhem nosso estado”, declarou o governador. Ele destacou ainda a entrega de drones para inteligência policial, reforçando a vigilância aérea.

A Operação Verão, realizada anualmente, segue diretriz de defesa social focada na presença e proximidade das forças de segurança com baianos e turistas. O período concentra atividades econômicas, culturais e de lazer, aumentando o movimento em praias, balneários e pontos turísticos, o que exige maior atenção do Estado.

Mais de 11 mil profissionais — entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes do Departamento de Polícia Técnica — atuarão até abril de 2026 em 111 municípios estratégicos, incluindo Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas. Do total, serão mobilizados 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros e 338 policiais civis, além de profissionais do DPT em regime extraordinário.

Mais equipamentos

Foram entregues 169 viaturas, sendo 128 para a Polícia Militar, seis furgões que funcionarão como Delegacias Móveis da Polícia Civil, cinco bases móveis para o DPT e 30 veículos operacionais para o Corpo de Bombeiros. A PM também contará com 18 drones para apoio às ações. O Corpo de Bombeiros recebeu 2.407 novos equipamentos, incluindo materiais de salvamento aquático e conjuntos impermeáveis. O investimento em veículos e equipamentos soma R$ 36,9 milhões.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o alcance da operação. “Estamos ampliando tecnologia, mobilidade e efetivo para oferecer mais proteção e eficiência nos serviços prestados à população”, afirmou. Segundo ele, 54 polos turísticos concentram o maior fluxo de pessoas neste período.

Polícia Civil da Bahia

A Polícia Civil atuará com delegacias móveis em Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. “As delegacias móveis facilitarão o atendimento ao cidadão, aproximando ainda mais a Polícia Civil das comunidades e dos visitantes”, afirmou o delegado-geral, André Viana.

DPT e Polícia Militar

O DPT reforçará perícia e atendimento técnico com bases móveis. A PM será distribuída em áreas estratégicas de 54 municípios. “Estamos preparados para atuar com presença, proximidade e rapidez”, disse o comandante-geral, coronel Magalhães.

Corpo de Bombeiros

Responsável por reforçar a segurança nas praias, rios e áreas turísticas, o Corpo de Bombeiros recebeu 30 barcos, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e dois mil conjuntos impermeáveis. “Nós realizamos um planejamento robusto para a operação verão, uma vez que esse período do ano as nossas atividades elas são muito intensificadas”, explicou o comandante-geral, coronel Aloísio Fernandes.

Ele destacou ainda que as chuvas, o calor e a maior concentração de pessoas exigem atenção redobrada: “Isso tudo faz com que a atenção do bombeiro seja redobrada nesse período”.

Publicidade

Arquivos