Após colocar fogo em colchão, paciente pulou por uma janela e fraturo perna. Ele e mais 32 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde.
O caso ocorreu por volta das 23h de terça-feira (5). O paciente, que não foi identificado, usou um isqueiro e colocou fogo em um colchão.
Depois disso, ele pulou por uma das janelas, caiu em uma laje e fraturou uma das pernas. Ele foi levado para o Hospital Municipal. Não houve outros feridos.
No 4º andar do Hospital Espanhol, havia outros 32 pacientes. Destes, 26 foram transferidos para outras unidades da capital baiana, como os hospitais Ernesto Simões, Municipal e Couto Maia.
Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, o paciente estava no quarto 429 da unidade e teria sofrido um surto psicótico.
“Paciente entrou em surto psicótico, tocou fogo no colchão, bloqueou a porta com a cama e atirou-se do quarto andar, para a laje do terceiro andar, em cima da UTI do terceiro andar. Na queda, ele fraturou o fêmur, mas está bem”, afirmou.
Secretário Fábio Vilas-Boas acredita que surto de paciente foi causado por baixa oxigenação — Foto: Reprodução/TV Bahia
Para o secretário, o surto no paciente teria sido causado por uma baixa oxigenação do sangue. “O paciente não tinha histórico de problemas psiquiátricos. A gente acredita que isso possar estar relacionado com a baixa oxigenação”, falou.
Vilas-Boas ainda destacou que os demais apartamentos do quarto andar não foram atingidos, e o fogo foi debelado pela própria equipe do hospital. “Foram apenas danos físicos localizados em um dos apartamentos”, disse.
O secretário também falou que o terceiro e o quinto andar foram evacuados, e os pacientes foram levados para outras áreas do hospital.
Fábio Vilas-Boas falou que, após vistoria e liberação dos bombeiros, a previsão é de que os leitos do Hospital Espanhol estejam liberados para receber novos pacientes em 24h.
O secretário ainda falou que grades de alumínio serão instalados nas janelas da unidade.