quarta-feira, 10 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Palácio da Aclamação será o novo Centro Cultural Banco do Brasil

A Bahia vai ganhar a primeira sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Norte-Nordeste.

O protocolo de intenções nesse sentido foi assinado nessa sexta-feira (22), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela presidente do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros.

O ato aconteceu no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, e contou com a presença de diversas autoridades. O documento entra em vigor a partir da assinatura e tem prazo de 180 dias.

Jerônimo destacou que o Estado fará um investimento de manutenção, construção e de restauro do Palácio, atendendo as exigências dos institutos de manutenção da história, que exigiram que a arquitetura original fosse mantida. “Destaco aqui o zelo da presidente do BB por escolher o arquiteto que sempre vem fazendo o trabalho com o CCBB e que tem uma característica muito forte, que é de deixar a história mantida e trazer uma construção nova, sempre com arranjo combinado com o que já existe”, explicou o governador.

O secretário Bruno Monteiro destacou a importância de mais um espaço de dinamização artístico e cultural para a cidade. “O CCBB efetiva a valorização do Centro Histórico como um corredor cultural, que vem desde a Graça com o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, com o Museu de Arte Moderna, na Avenida Contorno,  o Centro Cultural da Caixa, o TCA e o Pelourinho. Tudo isso reforça essa vocação da cultura da Bahia”, disse o titular da Secult-BA

Localizado no bairro do Campo Grande, o Palácio da Aclamação foi construído no final do século XIX e serviu como residência dos governadores da Bahia de 1917 a 1967. Ele é considerado patrimônio histórico de acordo com o Decreto Estadual 12493/2010.

Em 1991, após processo de restauração, se tornou museu. Aberto à visitação, o acervo abriga peças de mobiliário, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, pinturas e esculturas, com vista para a Baía de Todos-os-Santos.

Foto: Divugação

Arquivos