Ele viria ao Brasil para participar de assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida (SP)
Pela primeira vez após o fim do Conclave, procedimento que escolheu o novo líder supremo da Igreja Católica, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, contou que o Papa Leão 14 já havia manifestado desejo de vir para Salvador e presidir uma Missa na Basílica do Senhor do Bonfim e conhecer o Santuário de Santa Dulce dos Pobres.
“Realmente, estava prevista a ida dele. Nós não divulgamos porque ele mesmo pediu que fosse com simplicidade. Ele disse ‘não quero ser recebido com uma solenidade, mas, sim, de maneira simples, fraterna, quero estar no meio do povo’”, disse o líder, em coletiva à imprensa com os outros setes cardeais brasileiros que participaram do Conclave. “Quem sabe Deus nos dará a graça dele ser recebido como o bispo de Roma, como o nosso Papa”, sugeriu Dom Sergio.
Segundo o Arcebispo de Salvador, o Papa já estava com passagens compradas para ser o pregador do retiro dos bispos durante a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro seria realizado em Aparecida, São Paulo. “Ele já tinha ido ao país outras vezes, por isso que agora quis conhecer a Bahia, quis conhecer Salvador, se fosse possível.” A visita ocorreria no último dia 4. A Assembleia da CNBB foi adiada para 2026.
Além de Dom Sergio, estavam presentes os Arcebispos da Arquidiocese de Brasília, Cardeal Paulo Cézar Costa; da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer; da Arquidiocese de Porto Alegre e presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler; da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner; da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta; e o prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz.
Divulgação/Osid

