De acordo com Alexandre Tinôco, o sucesso da iniciativa é refletido no alto número de inscritos para as vagas deste ano
Credenciamento e adesão recorde
De acordo com Alexandre Tinôco, secretário de Ordem Pública de Salvador durante entrevista a TvRecord, o sucesso da iniciativa é refletido no alto número de inscritos para as vagas deste ano.
“O credenciamento para os ambulantes das festas populares é direto no nosso sistema. As 400 vagas foram disponibilizadas, e, para você ver o sucesso que foi no ano passado, tivemos mais de 3.200 pessoas interessadas em trabalhar na plataforma dos ambulantes aqui na Barra.”
Segurança e conforto com a passarela
A passarela, localizada no trecho próximo ao Farol da Barra, foi projetada para proporcionar segurança e conforto aos trabalhadores.
“No ano passado, era a grande novidade do Carnaval de Salvador e demonstrou ser algo seguro e muito bom para os ambulantes, né? Eles tiveram toda uma proteção da balaustrada, que serviu como o próprio balcão. […] Essa plataforma trouxe segurança, conforto para eles e algo muito mais visual para o nosso Carnaval. Liberamos aqui uma faixa enorme para o folião curtir, e, com tudo isso, todos ganharam.”
Início antecipado da montagem
Para garantir o funcionamento pleno da estrutura desde os eventos de pré-Carnaval, como o Furdunço e o Fuzuê, a montagem foi iniciada com antecedência.
“Começamos mais cedo. Na verdade, já estive aqui no sábado com o montador, que já estava iniciando a montagem. […] Queremos que tudo funcione já aqui no pré-carnaval, no Furdunço e no Fuzuê, e que os ambulantes já estejam aqui trabalhando com todo o conforto, trazendo esse apoio às nossas festas populares.”
Sistema de pontos e organização
O processo de credenciamento incluiu um sistema de pontuação para priorizar trabalhadores em situações específicas, como mães solo, chefes de família e aposentados.
“Criou-se um critério de pontuação que privilegia aqueles que são ambulantes o ano todo em Salvador. Por exemplo, de dez pontos possíveis, quatro eram destinados a quem mora em Salvador. […] Aqueles com maior pontuação para cada festa conseguiam a licença para trabalhar. Em caso de empate, realizamos um sorteio eletrônico.”
Além disso, os ambulantes puderam escolher os locais e eventos nos quais desejavam trabalhar, incluindo o circuito do Centro ou da Barra-Ondina, além de outras festas populares como Rio Vermelho, Dois de Fevereiro e Itapuã.
Consolidação da iniciativa
Com a montagem da passarela já em andamento, a expectativa é que o modelo continue a melhorar a dinâmica do Carnaval de Salvador, conciliando organização, segurança e oportunidades de trabalho para os ambulantes.
A passarela, localizada no trecho próximo ao Farol da Barra, foi projetada para proporcionar segurança e conforto aos trabalhadores. –