O adolescente Hyago Brito, 14 anos, realizou o sonho antigo de infância: conhecer a dupla de palhaços Patati e Patatá, seus ídolos desde quando era criança. O sorriso do garoto iluminou o Hospital Teresa de Lisieux e emocionou todos os presentes na ocasião.
Diagnosticado com câncer em estágio avançado e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Hyago teve o sonho realizado graças a uma mobilização nas redes sociais, organizada pela família, que viralizou no Instagram e chamou a atenção da conta oficial de Patati e Patatá. “Oi, amiguinho Hyago! Saber que você nos acompanha há tanto tempo e que nossas músicas fazem o seu coração sorrir nos deixa muuuito felizes!”, escreveram os palhaços nas redes — e dias depois eles estiveram no hospital.

A ação foi a realização de um sonho que parecia impossível. Desde pequeno, Hyago é apaixonado pela dupla: desenha os personagens e cria brinquedos inspirados neles. Os palhaços são o seu hiperfoco e funcionam como suporte emocional na rotina difícil de tratamentos e internações.
O encontro também foi viabilizado com o apoio da equipe do Hospital Teresa de Lisieux e comoveu funcionários, pacientes e acompanhantes. Segundo Rodrigo Leite, responsável técnico do setor de Psicologia da unidade, o momento teve impacto terapêutico profundo.
“Momentos como a visita de Patati e Patatá vão muito além da alegria do encontro. Representam a chance de resgatar a infância, despertar afetos positivos e renovar a esperança. Nosso trabalho na Psicologia é justamente acolher, ouvir e promover o cuidado emocional, garantindo que cada paciente e sua família vivenciem o tratamento de forma mais leve, humana e cheia de sentido”, destacou Leite.
A mãe de Hyago, Emanuela Brito, definiu a visita como um renascimento emocional para o filho. “É um sentimento de gratidão poder ver o quanto essa visita, presencialmente, foi superimportante para a vida dele. … Se você vir as fotos dele antes e depois da visita, é nítida a melhora: ele ficou maravilhado! Depois de um processo tão sofrido, que é uma quimioterapia, ver meu filho feliz, realizado e regozijado só me faz ser grata por tudo.”