Na convenção partidária nesta quinta-feira (1º), Cheyenne Ayalla foi homologada vice da chapa
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou a candidatura de Giovani Damico à prefeitura de Salvador em convenção realizada na tarde desta quinta-feira (1º), na sede do Sindicato dos empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sindipec), nos Barris. O evento também homologou Cheyenne Ayalla como candidata a vice-prefeita na chapa.
Em entrevista à imprensa, Damico destacou que as prioridades em uma eventual gestão envolvem temas como mobilidade urbana e educação. “Os modais que estão estabelecidos não estão dando conta. O Subúrbio Ferroviário é um grande exemplo. A gente tira o trem, mas não coloca nada no local”, afirmou Damico.
Os trens do Subúrbio foram extintos em fevereiro de 2021 por decisão do governo do estado, que prometeu implantar um VLT no local.
Para o candidato do PCB, há uma necessidade de rever o sistema de educação da cidade. “Precisamos transformar o nosso modelo de educação para trazer o aluno para dentro da sala de aula, para virar um espaço convidativo, lúdico”, continuou.
Nas lutas sociais há 13 anos, Cheynne Ayalla explicou como o seu nome foi escolhido para compor a chapa do PCB. “Nossas decisões são coletivas. Então, a gente faz uma grande plenária e debate qual o nosso propósito de lançar uma chapa majoritária. Meu nome foi escolhido tanto pelo perfil da juventude quanto pelo perfil mais objetivo, sendo uma mulher negra”, declarou.
O evento partidário também oficializou a candidatura de Guilherme Corona (PCB) a vereador da capital baiana.
Perfil
Giovani Damico, 31 anos, é formado em Geografia e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele é professor da rede estadual de ensino. Já foi candidato a vereador de Salvador em 2020 e disputou o governo da Bahia em 2022, mas perdeu ambos os pleitos.
Cheyenne Ayalla, 25 anos, é estudante do Bacharelado de Saúde da Ufba e representante da União da Juventude Comunista (UJC). Ela saiu candidata a deputada federal em 2022 e não venceu.