sábado, 9 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

PF prende ex-vereador na Operação Lesa Pátria

Josafá Ramos é sargento da reserva da PM-BA e teria participação em atos golpistas

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira, 19, o ex-vereador de Feira de Santana, Josafá Ramos, durante a nova fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O mandado de prisão foi expedido por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

ativo nas redes sociais com diversas publicações contrárias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um mandado de busca e apreensão também foi emitido por Moraes contra o ex-vereador.

Procurada pelo Portal A TARDE, a assessoria do STF afirmou que não poderia disponibilizar a decisão nem dar mais informações sobre o assunto, já que a ação corre em segredo de Justiça.

Preso novamente nesta sexta, ele deve ser mais uma vez encaminhado ao Batalhão de Choque da PM-BA em Lauro de Freitas, para cumprimento do mandado emitido por Moraes. A PF não informou, porém, o que motivou a nova prisão.

No total, a nova fase da operação cumpre 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão. Na Bahia, além de Josafá Ramos, um outro suspeito ainda não revelado também é alvo da Lesa Pátria.

Josafá Marinho estaria envolvido nos atos golpistas que depredaram a sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 – 

Arquivos