Da Redação
Dois homens, de 29 e 32 anos, foram autuados em flagrante neste sábado (17) pelo crime de receptação, durante uma operação da Delegacia Territorial de Poções (DT/Poções), com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). A ação resultou na recuperação de 41 caixas d’água adquiridas com recursos públicos e doadas pelo governo federal, avaliadas em cerca de R$ 120 mil.
A operação ocorreu em um galpão localizado às margens da BR-116, no bairro Lagoa Grande, após denúncia anônima. No local, os policiais encontraram caixas d’água com capacidade de 5.000 litros que apresentavam sinais de adulteração, com parte das inscrições removidas por meio de solvente.
O responsável pelo galpão informou à polícia que recebia pagamento para armazenar o material, realizar a remoção das identificações e fazer a entrega das caixas na zona rural do município de Manoel Vitorino.
Segundo as investigações, os dois suspeitos chegaram ao local durante a ação policial e, em depoimento, confessaram ter adquirido cinco das caixas pelo valor de R$ 7.500,00. A negociação teria ocorrido dias antes da operação com um parlamentar municipal de Manoel Vitorino.
Ainda de acordo com os relatos, o vereador teria solicitado a retirada das identificações, incluindo a marca do governo federal, procedimento que já teria sido adotado em outras unidades. As demais caixas d’água recuperadas seriam destinadas à distribuição no distrito de Salgado, para moradores indicados pelo próprio parlamentar.
Durante a operação, dois aparelhos celulares foram apreendidos. Os investigados foram apresentados na Delegacia Territorial de Poções, onde passaram pelos exames legais e permanecem à disposição da Justiça. As caixas d’água recuperadas foram recolhidas e devidamente apresentadas à autoridade policial.
As investigações continuam para verificar a veracidade das declarações dos suspeitos e identificar todos os envolvidos no esquema.
