segunda-feira, 29 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Polícia deflagra II da Operação Escudo Urbano em Salvador

Estabelecimentos do comércio de sucatas e produtos reciclados foram alvos da II da Operação Escudo Urbano, deflagrada nesta segunda-feira (29) pela Polícia Civil, em Salvador. A ação, conduzida pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), tem como objetivo desarticular o ciclo de furtos, roubos, receptação de produtos ilícitos e tráfico de drogas ligado a ferros-velhos da capital.

A operação conta com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), das secretarias estaduais e municipais da Fazenda (Sefaz-BA e Sefaz-Salvador), além da Sedur, Semop, Semob e Transalvador. As ações ocorrem em duas frentes: criminal, sob a responsabilidade da Polícia Civil, e administrativa, conduzida pelos órgãos fiscalizadores.

Ascom/PCBA

Um dos pontos fiscalizados foi na Avenida Vasco da Gama, já investigado anteriormente. No local, equipes verificaram produtos de furtos e roubos, além da documentação legal dos estabelecimentos, como alvarás de funcionamento, regularidade fiscal, normas de vigilância sanitária e exigências ambientais.

Na primeira fase da Escudo Urbano, realizada em 10 de setembro, foram apreendidos materiais de origem suspeita e registradas infrações fiscais e ambientais. A segunda etapa reforça o trabalho contínuo de combate à ilegalidade no setor.

Segundo a Polícia Civil, estabelecimentos em desacordo com a lei poderão ser interditados e os responsáveis responderão criminal e administrativamente. A operação seguirá com novas diligências ao longo do dia.

Arquivos