Portugal, com sua política pró-imigrantes, tem figurado nas primeiras posições quando o assunto é investir ou morar fora.
Além disso, para quem está indo embora para fugir da insegurança, da instabilidade política e do alto custo de vida de algumas capitais brasileiras, a Terrinha tem algo a mais a oferecer: um estilo de vida bem próximo ao do brasileiro.
Cascais, por exemplo, uma vila na área metropolitana (a 40 minutos) de Lisboa, lembra muito o Rio de Janeiro, nas palavras de cariocas que atualmente moram lá. Com temperaturas em torno de 24ºC no verão e inverno ameno, a região tem praias com areia e diversos locais apropriados para surfar.
Os negócios são outro atrativo: “O mercado imobiliário de Lisboa está tão aquecido que atinge valorização entre 10% e 15% ao ano, o que em poucos anos pode multiplicar o valor de um apartamento”, afirma César Damião, sócio fundador da Gallieta Trust, incorporadora com foco em projetos de retrofit de prédios.
Voando alto
A Gol Linhas Aéreas anunciou o resultado consolidado do segundo trimestre de 2018, com um lucro operacional de R$ 42,8 milhões no período.