O presidente estadual do PP, o vice-governador João Leão, anunciou, nesta segunda-feira (30), a filiação de 35 prefeitos no encontro estadual do partido na sede da União das Prefeituras da Bahia (UPB), em Salvador. Com isso, o PP passa a contar com 91 prefeitos e esse número pode ainda ser maior, já que o partido está conversando com outros seis gestores municipais. Entre eles está Wilker Torres (PSB), prefeito de Casa Nova, irmão do deputado estadual Tum que acabou também sendo anunciada sua entrada no partido pelo vice-governador.
“Tum, seja bem-vindo, será o 11°”, disse João Leão ao saudar os parlamentares e dirigentes presentes no evento. A bancada do PP na Bahia já possui dez deputados estaduais (Aderbal Caldas, Antonio Henrique Junior,
Dal, Eduardo Salles, Júnior Muniz, Jurandy Oliveira, Nelson Leal, Niltinho, Robinho e
Zé Cocá) e quatro federais (Cacá Leão, Cláudio Cajado, Mário Negromonte Jr e Ronaldo Carletto).
Ainda no encontro, o presidente estadual do PP acabou fazendo um discurso de pré-candidato a governador ao criticar a concentração de receitas do Estado para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “A região representa 77.86% da receita do Estado, está errado gente, tá errado. (…) Nós não podemos continuar dessa maneira, temos que levar o progresso e o desenvolvimento para o interior da Bahia. (…) Esta é a luta do Partido Progressista também. (…) Quando comecei a nossa campanha eleitoral com Rui Costa, os companheiros do PT queriam começar a campanha de Salvador para o interior. Eu disse não, vamos começar a campanha do interior para Salvador e ganhamos a eleição com 75% dos votos”, disse João Leão ao dizer que o PP vai ganhar as campanhas a prefeito na capital e no interior baiano.
Pré-candidatura
Também no evento, Leão consagrou a pré-candidatura do deputado Niltinho – o único que estava ausente. Em viagem à Europa, marcada há 6 meses segundo sua assessoria, ele enviou uma mensagem aos presentes em vídeo exibida no encontro estadual. Mesmo com candidaturas próprias, outros três presidentes estaduais de partidos prestigiaram o evento, segundo eles, em respeito à liderança do vice-governador: o ex-deputado federal José Carlos Araújo (PL), o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e Davidson Magalhães (PCdoB) – secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.