Em uma solenidade que contou com a presença de centenas de profissionais da educação, a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (UB), sancionou na manhã desta sexta-feira (19) a lei municipal n° 1.319/2022, que institui um pacote de benefícios para a categoria, que, segundo a gestão municipal, demonstra a valorização e o reconhecimento do servidor que trabalha em prol da “transformação de gerações por meio da educação”.
A nova lei garante reajuste salarial de 18% para diretores, vice-diretores e secretários escolares; bem como a criação da função de professor coordenador para profissionais efetivos, com gratificação de 45%; além da postergação do mandato de diretores e vice-diretores até dezembro de 2022.
Os profissionais ficaram bastante entusiasmados com o pacote de benefícios destinado à categoria. “É uma grande conquista para a gestão escolar, principalmente para o coordenador pedagógico. É o início de uma valorização que na história de Eunápolis nunca aconteceu e que é de suma importância. Devemos parabenizar a prefeita”, frisou Jaqueline Silva, diretora da Escola Arnaldo Moura Guerrieri, no bairro Dinah Borges.
Para a prefeita Cordélia Torres, a sanção da lei é um avanço histórico para a educação de Eunápolis, embora os professores estejam atualmente em regime de greve, que já ultrapassa 120 dias. “Estamos avançando na educação, e me lembro de um compromisso que fiz com os educadores, de que não precisaria de sindicato para reivindicar seus direitos. E hoje estamos sancionando esse projeto do Executivo, dando direitos e benefícios. Espero contar com sentimento de grandeza dos professores e pedir mais uma vez que retornem às salas de aula. Pois os prejudicados são os alunos e as famílias”, destacou.