sexta-feira, 10 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeito devolve lixo a morador que fez descarte irregular

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, cidade do interior a Bahia, Tarcísio Pedreira (União Brasil), mandou que o lixo jogado de forma irregular em um terreno da cidade fosse recolhido e despejado na frente da casa do suposto responsável pelo descarte. A ação foi registrada em vídeo e veiculada na página ‘Blog do Velame’, gerando ampla repercussão.

“Falta de aviso não foi. Tem poucos dias que a prefeitura limpou isso aqui tudo, olha como é que já tá”, afirmou o prefeito durante a gravação. Segundo ele, a medida foi tomada após um morador enviar um vídeo denunciando o acúmulo de lixo no local.

Visivelmente irritado, Pedreira ordenou que a equipe da prefeitura recolhesse o material e o devolvesse ao autor da infração. “Vá jogar lixo na casa da desgraça, não aqui em São Gonçalo”, disse, enquanto acompanhava o descarte em frente à residência do morador.

A atitude do prefeito foi a execução de uma promessa feita meses antes. Em 8 de março, ele já havia declarado publicamente que tomaria medidas mais duras contra quem descartasse lixo em locais proibidos. “Além de multar, se eu descobrir quem tá jogando o lixo, seja na estrada, na rua, fazendo pontos de lixão na cidade, eu vou pegar o lixo com a retroescavadeira e a caçamba e vou jogar na porta da casa de quem estiver jogando. Se eu conseguir jogar pra cima, eu vou jogar por dentro, dê no que der”, afirmou à época.

A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos tem intensificado ações para combater o descarte irregular de resíduos, um problema recorrente em várias cidades baianas. A prática causa acúmulo de sujeira, proliferação de insetos e entupimento de bueiros, além de gerar custos adicionais à limpeza urbana.

Arquivos