quarta-feira, 13 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura começa a planejar o Carnaval 2020

As principais mudanças serão o fortalecimento das atrações no Circuito Osmar e avanços na mobilidade.

Durante os dez dias de folia do carnaval de Salvador  10 mil pessoas foram inseridas no mercado informal  de trabalho. O investimento total na festa foi de  R$ 55 milhões, sendo mais da metade , R$ 27 milhões através da iniciativa privada. Na próxima semana a prefeitura já vai se reunir com artistas, colaboradores, empresários e pessoas envolvidas para planejar e começar os ajustes visando 2020.

As informações foram do prefeito ACM Neto em coletiva à imprensa, ontem à tarde, no camarote do Campo Grande. “Estes números de lucro e total investidos só teremos o total após o fechamento de fevereiro e esse começo de março”, disse Neto que ainda salientou, “o importante é que o carnaval é uma festa que mexe com a economia da Bahia. Destes postos informais de trabalho criados, essas pessoas pobres, muitas até vindas do interior tiram o lucro para 3 meses de sustento”, constata.

O prefeito ainda destacou que não pretende nem aumentar nem reduzir os números de dias da festa “circulei no pré carnaval e carnaval por todos os circuitos. Fizemos ajustes, inclusive de sábado para domingo. A quantidade de foliões nas ruas me faz entender que quem manda na festa é a população. A adesão é absoluta do povo baiano, ele quem faz a festa. Nos administramos.”

Muito alegre, após a reunião com os secretários, o prefeito anunciou que foram 4.983 horas de música, com 17.955 artistas nas mais de 700 apresentações nos circuitos oficiais e 208 shows em 10 palcos. “ O carnaval fora dos circuitos oficiais, nos bairros e espaços temáticos reuniu 1,1 milhão de pessoas.”

Recorde

Durante os dez dias de folia cerca de 3,5 milhões de foliões brincaram por todos os  circuitos. Em se tratando de trios sem cordas foram 97 trios em 305 apresentações, recorde segundo o prefeito Neto “Há seis anos eram apenas blocos de trios, agora estamos resgatando o carnaval da pipoca. Todo mundo pode brincar.” Destacou o prefeito.

Para o prefeito Neto, é importante manter os circuitos tradicionais ativos e ele considera que fez o que pôde e continuará fazendo  para manter a festa e suas tradições. “No Campo Grande fizemos, um enorme esforço para continuar com sua alegria. Colocamos trios sem corda. Só não posso obrigar artistas e a se apresentarem lá ou obrigar as pessoas. Mas vamos destacar que tivemos a pipoca do Saulo, do Igor Kannário, Psirico, Olodum, Parangolé, Léo Santana e Lá Furia. Pipocas entusiasmadas.”

O circuito Dodô contou com 107 trios independentes, 72 blocos, 1.850 artistas e 76 horas de música. O Osmar reuniu 1.700 artistas, 82 blocos, 79 trios independentes e 85 horas de música. Já o Batatinha, contou com 61 horas de música 100 blocos e 1.140 artistas.

Bairros

As novidades serão mantidas em 2020. Neto destacou, o largo da Mariquita, no Rio Vermelho, onde 18 mil pessoas circularam com a apresentação de 120 artistas. O projeto inédito deste ano foi o palco das orquestras e bailes infantis.

“Vamos manter esse projeto e ampliar. Mas também quero destacar o Nordeste de Amaralina,  Cajazeiras, o encontro dos trios na Praça Castro Alves, a Torre eletrônica na Barra. Sou suspeito para falar, pois eu gosto de carnaval. Mas nosso povo é muito animado e ele nos faz ampliar e ajustar as programações.”.

Trânsito

Apesar da redução do número de infrações cometidas,  também foi possível perceber uma movimentação muito grande gerando engarrafamento em algumas ruas de acesso ao carnaval. “Vamos agir no sentido de organizar e tornar melhor o acesso. Colocamos coletivos gratuitos para a Lapa/Calabar, têm os expressos, aplicativos, táxis, mas vamos ter que conversar como reduzir esse congestionamento. Melhorar a mobilidade para 2020”, disse Neto.

Turistas

O prefeito Neto ainda não tem o número exato de quantos turistas chegaram a salvador, mas a estimativa é de que 1,76 milhão de pessoas ingressaram na cidade, o que significa um crescimento de 10% em relação ao ano passado. “Também tivemos crescimento em turistas estrangeiros como argentinos, alemães, franceses, americanos, chilenos, espanhóis, por ordem no ranking”. A taxa de preenchimento de ocupação da Rede Hoteleira foi de 96,3%.

Ocorrências

Na saúde foram registrados 4.946 atendimentos durante toda a folia, também houve uma redução de 0,8 % em relação ao ano passado. “Apenas 3% tiveram que ser transferidos, todos os outros foram atendidos nas nossas Unidades de Pronto atendimentos (UPAs)”. Garantiu Neto.

Concorrência

Por fim, indagado sobre a concorrência do carnaval de São Paulo Neto brincou “Olha, não quero causar polêmica, mas o governador e o prefeito de São Paulo passaram o carnaval aqui, rs. Vou almoçar com eles”.

Arquivos