quarta-feira, 13 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura descarta emissão de licenças extras para motociclistas que protestam em Salvador

Segundo o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, muitos dos manifestantes operam sem ‘as menores condições de trafegabilidade’

Motociclistas por aplicativos realizam mais um protesto na manhã desta quinta-feira (9) e prometem, segundo informações que circulam em aplicativos de troca de mensagem, mais um ato, marcado para as 14h, em frente ao Shopping da Bahia. Na informalidade, os trabalhadores reclamam da apreensão e confisco dos veículos por parte da prefeitura e pedem permissão para transportarem passageiros durante o Carnaval.

Em resposta, o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, descartou a emissão de licenças extras aos manifestantes e pediu a população que, durante o Carnaval, utilize o serviço regulamentado de transporte. De acordo com o secretário, muitos dos manifestantes operam sem ‘as menores condições de trafegabilidade’ e a prefeitura não pode colocar a vida das pessoas em risco.

“Esses motociclistas, muitos deles, operam de maneira clandestina no Carnaval, sem as menores condições de trafegabilidade do veículo, sem estarem devidamente habilitados. É realmente um problema. Pedimos que as pessoas só utilizem o serviço regulamentado.”, disse Muller, em entrevista ao programa Bahia Meio dia, da TV Bahia, na tarde desta quinta-feira (9).

Muller negou qualquer tipo de perseguição aos motociclistas por parte da prefeitura de Salvador, mas defendeu que o Carnaval é uma festa complexa, sobretudo em termos de mobilidade, e disse que o executivo municipal deve ter ‘muito cuidado’ com o transporte de pessoas durante a festa.

“A gente não tem qualquer tipo de perseguição ou fiscalização contra os motociclistas que fazem delivery, esse serviço não é regulamentado pela prefeitura, mas sabemos que é uma realidade.”, avaliou. “ Mas, no carnaval, que é uma festa extremamente complexa de se fazer, principalmente nesta área de mobilidade, a gente tem um cuidado muito grande com quem vai prestar o serviço de transporte” explicou.

“Já existem os mototaxistas, eles já estão regulamentados, os taxistas, os táxis especiais e os motoristas por aplicativo. Para o carnaval, para quem não é regulamentado, não haverá [licenças], infelizmente. Não tem como haver sem que isso coloque em risco as vidas das pessoas.”.

Arquivos