Duas unidades de ensino totalmente reconstruídas foram entregues pela Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (25), no Alto das Pombas. O investimento de cerca de R$ 11 milhões resultou na nova Escola Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima e no Cmei Tertuliano de Góes, que juntas oferecem mais de 500 vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, agora com estruturas modernas, amplas e seguras.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou o vínculo pessoal com a comunidade e classificou o momento como especial. “Aqui na região foi onde vivi boa parte da minha infância e, ao longo da vida pública, pude trabalhar muito por esta localidade. Foram muitas entregas, mas tinha um sonho que para mim era especial: a reconstrução dessas duas grandes escolas”, afirmou. Ele reforçou o impacto do novo conjunto: “Com certeza, essas escolas vão formar as nossas crianças para que elas possam, através da educação, realizar os seus sonhos”.

Reis também lembrou que a gestão chegou a 40 escolas reconstruídas desde 2021. “Temos outras 12 unidades com obras em execução, que serão entregues até o início do ano que vem, e vamos construir mais 28. Algumas já têm projetos prontos e licitação em curso”, disse.
O novo Cmei Tertuliano de Góes ganhou quase 1 mil m² de área construída e ampliou a capacidade de 140 para 180 crianças. O prédio possui cinco salas climatizadas, sala de artes, ambientes alternativos, parque infantil e acessibilidade total.
A Escola Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima também passou por transformação completa. Com 1,4 mil m², a unidade quase dobrou o número de vagas do Fundamental I e agora atende cerca de 360 estudantes do 1º ao 5º ano. O espaço conta com seis salas de aula, biblioteca, sala de leitura, AEE, quadra, sanitários masculino e feminino e estrutura totalmente acessível.
Para o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, a entrega atende a um pedido antigo dos moradores. “A comunidade clamava por essas novas estruturas. Estivemos aqui antes do início da obra e, inicialmente, pensamos em juntá-las todas numa só, mas depois resolvemos preservar cada uma com sua identidade e seu projeto político-pedagógico”, explicou. Segundo ele, já são mais de R$ 360 milhões investidos apenas na reconstrução de escolas. “Seguimos acreditando que infraestrutura de qualidade, somada a um quadro pedagógico qualificado, tem um impacto muito forte na melhoria da educação de Salvador”, disse.
A diretora da Escola Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Karen Danielle Rodrigues, lembrou a luta por melhorias. “Esta unidade é resultado de uma luta da comunidade de muitos anos. Assumi a gestão dela há sete anos e, diante do quadro que tínhamos, ficou clara a necessidade de batalharmos por um prédio novo”, relatou. Ela também descreveu as dificuldades enfrentadas: “Não tínhamos espaço para as crianças merendarem e, quando chovia, elas ficavam limitadas às salas, sem espaço coletivo para projetos”.
No Cmei Tertuliano de Góes, a diretora Tatiana Raimunda Pereira celebrou o salto de qualidade. “Percebemos uma mudança na infraestrutura, com muito mais recursos do que antes. Ganhamos salas amplas, refeitório e um espaço adequado para que as crianças possam se alimentar juntas e de forma tranquila. Uma escola adequada é garantia de direitos”, afirmou.

