sexta-feira, 22 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Prefeitura monta estratégia para incentivar vacinação de jovens

Por Davi Valadares

Usar máscara, evitar aglomeração e se vacinar. Essas são as principais medidas de prevenção orientadas pelas autoridades sanitárias a fim de mitigar o vírus da Covid-19. No entanto, apesar dos quase 570 mil óbitos em decorrência da doença no Brasil, há ainda pessoas que não seguem as recomendações e estão deixando, por exemplo, de tomar os imunizantes que são capazes de evitar internações e mortes. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), 93.757 mil pessoas entre 25 e 39 anos de idade, já habilitadas para receber a primeira dose na capital, ainda não compareceram aos pontos para iniciar o esquema vacinal.

“A gente tem visto cada vez mais pacientes jovens internados em UTI com evolução desfavorável porque justamente não estão tomando as vacinas. Sem falar que essas pessoas têm uma importância extrema em se vacinar, pois elas também são fontes de transmissão para outros membros da família, sobretudo, nos idosos que mesmo vacinados têm uma resposta imunológica diferente. Então, se esses idosos convivem com jovens que não estão vacinados, eles vão estar vulneráveis e podem ser alvos de complicações”, alertou a infectologista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Geovana Orrico.

Perguntada se a chegada da variante Delta é um risco a mais para aqueles que não tomaram a vacina, Geovana disse que sim, pois a nova variante é mais contagiosa. “A variante Delta é bem mais transmissível e se eles [jovens] forem infectados por não terem se vacinado vão acabar transmitindo de forma mais efetiva essa variante com risco de também da gente ter um novo surto. Então, essa população jovem vacinada é extremamente importante para que esse surto seja evitado”, acrescentou a infectologista.

Medidas

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse que para reduzir o número de faltosos/as tem enviado mensagens de texto para o celular desses indivíduos, alertando sobre a importância da vacinação. Além disso, agentes comunitários e de combate às endemias estão realizando visitas domiciliares para convocação do público. “Nossas equipes estão empenhando inúmeros esforços para que as pessoas compareçam aos postos para tomar a dose da vacina. Estamos convocando todas as pessoas habilitadas a comparecerem aos postos para ampliarmos a cobertura vacinal na cidade. Estamos com as equipes mobilizadas para que todos possam ter acesso aos imunizantes”, disse o secretário de Saúde, Leo Prates.

Ainda de acordo com a SMS, os Bairros com maiores índices de faltosos são: CABULA/BEIRÚ (15,65%); Subúrbio Ferroviário (13,78%); Itapuã (11,35%), Pau da Lima (10,35%), São Caetano/Valéria (9,37%).

Vacinação

Neste sábado (14), a Prefeitura de Salvador segue a vacinação das pessoas com idade igual ou superior a 22 anos. O público habilitado pode conferir o nome na lista da SMS, no endereço (www.saude.salvador.ba.gov.br). Caso o nome não esteja na lista, é necessário fazer o recadastramento do cartão SUS, disponível no site (recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br), ou através das Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio.

Arquivos