A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta terça-feira (30), a primeira etapa da requalificação urbana da Avenida Dorival Caymmi, em um trecho de 2 km entre o viaduto Ministro Mário Andreazza e a Rua do BPO. As intervenções incluem ciclofaixa elevada, pontos de ônibus com abrigos e baias, além da ampliação e adequação das calçadas com rampas e piso tátil para garantir acessibilidade universal.
O projeto recebeu investimento de mais de R$ 11 milhões e também contemplou instalação de lixeiras, balizadores, ampliação do paisagismo e intervenções na rede de drenagem para reduzir pontos de alagamento. A iluminação pública foi reforçada com 100 luminárias, oito postes e nova infraestrutura elétrica.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis afirmou que o projeto valoriza a região. “Esse bairro é um dos mais tradicionais e conhecidos da nossa cidade, cantado em prosa e verso por diversos artistas, e que possui uma avenida que leva o nome de Dorival Caymmi. Essas obras trarão mais mobilidade para as pessoas que estejam passeando, fazendo alguma atividade física ou se deslocando para o trabalho”, destacou o gestor.
A requalificação também renovou a quadra viária e priorizou a circulação de pedestres, com prioridade à mobilidade não motorizada. A via ganhou abrigos modernos para o transporte coletivo e sinalização que favorece a segurança viária de pedestres, ciclistas e motoristas.
A segunda e última etapa do projeto já tem orçamento em fase final de conclusão e deve estender as obras da Rua BPO até a orla, na Sereia de Itapuã, acrescentando mais 2 km — o que levará a requalificação a 4 km no total. Entre as futuras intervenções está a ampliação de uma alça do viaduto Mário Andreazza para reduzir retenções na Avenida Paralela e beneficiar o fluxo em direção a São Cristóvão.
“O primeiro trecho que concluímos precisava de uma intervenção imediata. E assim nós fizemos. A requalificação da Dorival Caymmi, na verdade, faz parte de um projeto macro que temos para Salvador, com criação de novas vias e requalificação das antigas. Esta é uma área que vem crescendo e merece essa atenção”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.
Conceito e impacto local
O projeto considerou o caráter estrutural da via, que concentra comércio e serviços e conecta a Avenida Paralela à orla de Itapuã, além de equipamentos como o Aeroporto de Salvador e shoppings. A proposta prioriza pedestres, sistema cicloviário e transporte público, buscando reduzir conflitos de tráfego e valorizar espaços de convivência.
As obras na Dorival Caymmi somam-se a outras intervenções em Itapuã nos últimos anos, como a requalificação do calçadão, das ciclovias, recuperação de áreas degradadas e ações na Colônia de Pescadores, reforçando a estratégia municipal de revitalizar a orla e seu entorno.