“Marias na Construção” beneficiou 1064 mulheres desde o seu início, em 2019
O projeto “Marias na Construção” realizado pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Proteção às Mulheres e Juventude (SPMJ) recebeu uma honraria no Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas que será entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima quarta-feira (26).
A iniciativa foi escolhida na categoria “Igualdade de Gênero” e tem como objetivo a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado da construção civil. Iniciado em 2019, o projeto beneficiou 1.064 mulheres em quatro anos e , no último dia 12 de junho , a Prefeitura de Salvador anunciou a abertura de mais 1.500 vagas para programas de formação na área.
Ao todo, 100 programas de 73 países foram inscritos na premiação, dos quais dois projetos brasileiros se destacaram. Além do “Marias na Construção”, a “Central de Intermediação em Libras (CIL) “, realizada pela prefeitura de São Paulo e que oferece comunicação em língua de sinais no acesso aos serviços públicos do município para pessoas com deficiência auditiva e surdas, foi lembrada na categoria “Inovação”.
Segundo a ONU, os premiados deste ano implementaram soluções para prestar serviços às pessoas, além de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização. Para isso, foi necessário o uso de tecnologias da informação e ferramentas digitais de gestão para responder a vários desafios globais e aprimorar os recursos das administrações públicas em todo o mundo.
Além do Brasil, os países premiados foram: Colômbia, Equador, Alemanha, Indonésia, Jordânia, Letônia, Portugal, República da Coreia, África do Sul, Tanzânia e Tailândia. A entrega do prêmio será feita na Cerimônia de Premiação do Serviço Público da ONU, a ser realizada no encerramento do Fórum de Serviço Público da ONU, em 26 de junho, na cidade de Incheon, na Coreia do Sul.