Idealizada pelo deputado federal baiano Bacelar (Pode), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 448/180 determina que a posse no mandato de deputado ou de senador, em substituição ao titular como suplente, leve à perda da titularidade de outro mandato público eletivo.
A PEC tramita na Câmara dos Deputados e será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, a proposta vai para análise de uma comissão especial constituída para esse fim e, depois, para o Plenário.
De acordo com Bacelar (Pode-BA), a PEC quer evitar situações “como a do vereador que, nas eleições gerais, é diplomado como suplente de deputado federal e posteriormente toma posse nesse cargo, em substituição ao titular, sem perda do mandato municipal”. As declarações foram feitas ao portal do Senado.
Constituição já proíbe deputados e senadores, desde a posse, de serem titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo. Porém, a norma constitucional não impede que o titular de um mandato eletivo assuma provisoriamente o cargo de deputado federal ou de senador, em substituição ao titular, e mantenha o primeiro mandato. A ideia é obrigar a renúncia do mandato eletivo nesses casos.