quarta-feira, 10 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

ACM Neto critica criação da secretaria para Ponte Salvador-Itaparica

O ex-prefeito de Salavdor e o primeiro vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou o projeto de lei, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que cria Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte) relacionada à obra da ponte.

Para o ex-prefeito, a criação de uma secretaria se mostra “um desperdício de dinheiro público, jogando fora o dinheiro do cidadão baiano”. Neto salientou que foram quase 20 anos do governo do PT na Bahia e nenhuma ação ou obra concreta para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi realmente efetivada.

“Ao invés de dizer a data que a obra vai começar, ao invés de dizer que dia vai entregar a Ponte, ele anuncia a Secretaria da Ponte. É isso mesmo, Seponte, Secretaria da Ponte, Salvador-Itaparica. Depois de quase 20 anos no poder, de tantas promessas, Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Depois da gente não ver uma estaca sequer batida até hoje. De mais de meio bilhão de reais, 500 milhões de reais gastos só em projetos e estudos. O que o governador faz? Ele anuncia a Secretaria da Ponte, criando cargos, desperdiçando dinheiro público, jogando fora o dinheiro do cidadão baiano. Isso é um desespeito, é uma pouca vergonha. Eu não posso deixar de dizer isso com toda a revolta, porque eu sei que a revolta é também de milhões de baianos. A Ponte Salvador- Itaparica, infelizmente, se transformou no maior estelionato eleitoral cometido pelo PT em quase 20 anos exercendo o poder no Estado da Bahia”.

Seponte 

O governador encaminhou, ontem, terça-feira (9), para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que cria a Seponte, durante reunião com deputados estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

De acordo com Rodrigues, a pasta especial terá caráter provisório e cuidará do projeto da ponte até que a estrutura passe a ser administrada através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Ponte Salvador Itaparica

Com previsão de início das obras em junho de 2026, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica é considerado pela atual gestão estadual uma das maiores intervenções de infraestrutura do país.

A construção, concedida em 2009 durante a gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT), só foi licitada dez anos depois, com contrato assinado em 2020, já no governo Rui Costa, também do PT.

Até agora, os trabalhos se concentraram em etapas técnicas e preparatórias, como batimetria, geofísica, avaliação dos impactos ao patrimônio material e imaterial, estudos de tráfego, pesquisa arqueológica e mapeamento das comunidades tradicionais da Ilha de Itaparica.

Um relatório contratado pelo Governo do Estado para uma consultoria realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no mês de julho, revelou “pontos de atenção” que têm “relevância crítica” na execução da obra da ponte. Entre os problemas encontrados no relatório, encontram-se a falta de cronograma de implementação e de apuração dos índices de desempenho.

Rodrigues foi questionado por um jornalista sobre o relatório elaborado pela Fipe, durante uma coletiva, no dia 3 de setembro, e o respondeu rispidamente, dizendo que o documento era “fake”. “Aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Eu vi um rapaz colocando situações… Ofereço àquele rapaz as informações, coloco minha equipe hoje para explicar que aquilo é especulação. Parece que estão torcendo contra a ponte, é impressionante. Espalharam um discurso que não está tendo diálogo com as comunidades tradicionais, é mentira isso, fake. Conversamos com o prefeito Bruno Reis, conversei com prefeito de Vera Cruz, Itaparica. É impressionante”, retrucou.

 

Arquivos