O ex-prefeito de Salavdor e o primeiro vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou o projeto de lei, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que cria Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte) relacionada à obra da ponte.
Para o ex-prefeito, a criação de uma secretaria se mostra “um desperdício de dinheiro público, jogando fora o dinheiro do cidadão baiano”. Neto salientou que foram quase 20 anos do governo do PT na Bahia e nenhuma ação ou obra concreta para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi realmente efetivada.
“Ao invés de dizer a data que a obra vai começar, ao invés de dizer que dia vai entregar a Ponte, ele anuncia a Secretaria da Ponte. É isso mesmo, Seponte, Secretaria da Ponte, Salvador-Itaparica. Depois de quase 20 anos no poder, de tantas promessas, Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Depois da gente não ver uma estaca sequer batida até hoje. De mais de meio bilhão de reais, 500 milhões de reais gastos só em projetos e estudos. O que o governador faz? Ele anuncia a Secretaria da Ponte, criando cargos, desperdiçando dinheiro público, jogando fora o dinheiro do cidadão baiano. Isso é um desespeito, é uma pouca vergonha. Eu não posso deixar de dizer isso com toda a revolta, porque eu sei que a revolta é também de milhões de baianos. A Ponte Salvador- Itaparica, infelizmente, se transformou no maior estelionato eleitoral cometido pelo PT em quase 20 anos exercendo o poder no Estado da Bahia”.
Seponte
O governador encaminhou, ontem, terça-feira (9), para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que cria a Seponte, durante reunião com deputados estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
De acordo com Rodrigues, a pasta especial terá caráter provisório e cuidará do projeto da ponte até que a estrutura passe a ser administrada através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Ponte Salvador Itaparica
Com previsão de início das obras em junho de 2026, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica é considerado pela atual gestão estadual uma das maiores intervenções de infraestrutura do país.