terça-feira, 2 dezembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Reconhecimento facial ajuda a prender suspeito por roubos e furtos na Barra

Um homem de 29 anos, procurado pela Justiça desde 17 de novembro pelo crime de roubo, foi preso na manhã desta sexta-feira (28) na Barra, em Salvador, após ser identificado pelas câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ação contou com equipes de prontidão na Plataforma de Observação Elevada (POE), instalada no Porto da Barra.

O alerta foi emitido quando o suspeito passou por um dos pontos monitorados pelo sistema inteligente. Agentes da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra) foram acionados e realizaram a abordagem, confirmando a identidade do homem.

“A escolha do local se baseou no aumento do fluxo de baianos e turistas na região, durante esta época do ano. A nossa presença na Barra com a POE tem reforçado, diariamente, a ação policial com os serviços de videomonitoramento inteligente e Reconhecimento Facial”, destacou o coronel André Pereira Borges, superintendente de telecomunicações da SSP.

O suspeito já tinha passagens por associação para o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outros crimes contra o patrimônio. Após a prisão, ele foi encaminhado para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), nos Barris, onde teve o mandado executado pela 14ª Vara Criminal de Salvador.

A POE foi instalada na Barra no dia 7 de novembro e permanecerá em pontos estratégicos da região durante todos os fins de semana até o fim do verão, reforçando o policiamento no período de maior fluxo turístico.

Arquivos