O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) alcançou a marca de quatro mil prisões realizadas com o auxílio da ferramenta tecnológica. A mais recente ocorreu nesta quarta-feira (14), quando um homem procurado por dívida de pensão alimentícia foi identificado pelas câmeras inteligentes em Salvador.
Em 2025, a tecnologia auxiliou na captura de 1.614 foragidos. “Foragidos pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, estupro e furto correspondem a 66,3% dos capturados com auxílio da ferramenta”, destacou a SSP.
Implementado em fevereiro de 2019, o Sistema de Reconhecimento Facial está presente em Salvador e em mais 80 cidades baianas. Além disso, é utilizado em eventos em diversas partes do estado, reforçando a segurança pública.
O funcionamento do sistema é integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando a tecnologia identifica mais de 90% de semelhança, o suspeito é abordado e os protocolos de identificação são acionados.
Além de capturar foragidos, o sistema também auxilia na localização de pessoas desaparecidas e no Reconhecimento de Placas Veiculares, ampliando o alcance da tecnologia em segurança e monitoramento urbano.

