O Bahia colocou um ponto final no jejum de triunfos no Campeonato Brasileiro que durava oito jogos. Na noite deste sábado (4), o Esquadrão de Aço venceu o Fortaleza por 4 a 2, em Pituaçu, pela 19ª rodada. O iluminado atacante colombiano Rodallega marcou os quatro gols baianos, enquanto Yago Pikachu e Matheus Vargas descontaram para os cearenses.
O Bahia volta ao gramado no próximo sábado (11), para encarar o Santos, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 21h.
O JOGO
A primeira boa chegada foi dos visitantes antes do segundo minuto de bola rolando. Romarinho puxou o contra-ataque e tocou para Robson, na direita. O atacante bateu e a bola passou perto da meta de Matheus Teixeira.
O Bahia tentava dominar a partida, buscar o ataque, mas não conseguia furar a defesa cearense e chegar em condições de marcar. Com 10 minutos de jogo, o Tricolor baiano não assustou Marcelo Boeck.
Rodriguinho perde pênalti
Porém, aos 12 minutos, Juninho Capixaba recebeu e tentou o cruzamento, mas Robson deu um carrinho para bloquear e a bola bateu no braço antes de sair. Após três minutos de jogo paralisado, com direito a consulta ao VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou o pênalti. Na cobrança, Rodriguinho deslocou Marcelo Boeck, mas mandou para fora e desperdiçou a chance de abrir o placar.
Aos 25 minutos, Rodallega recebeu de Mugni e bateu de fora da área, passando pelo lado esquerdo da trave de Marcelo Boeck. Cinco minutos depois, o Tricolor baiano teve boa chance com Luiz Otávio. Após a cobrança do escanteio, a bola sobrou para o zagueiro que bateu de primeira, no ângulo, obrigando Boeck a desviar para fora.
Rodallega abre o placar
O Bahia abriu o placar com Rodallega aos 41 minutos. Lucas Araújo roubou a bola de Romarinho no meio e tocou para Rossi. O atacante fez a assistência para o colombiano marcar seu primeiro gol com a camisa do Tricolor baiano. Bahia 1×0 Fortaleza
Segundo tempo
As duas equipes voltaram dos vestiários com as mesmas formações do primeiro tempo. Aos três minutos, Mugni fez boa jogada pela esquerda, mas a defesa cearense afastou o perigo.
A primeira alteração foi do Tricolor baiano. Numa dividida com Titi, Rossi levou a pior e deixou o campo de maca para receber atendimento. Porém, ele não conseguiu voltar e foi subsituído por Maycon Douglas aos sete.
O Fortaleza teve uma boa chance de empatar aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio, a defesa do Bahia afastou mal e Lucas Crispim ficou com a sobra. Ele dominou e bateu, mas a bola foi para fora passando pelo lado esquerdo da trave de Matheus Teixeira. Aos 16, foi a vez de Jussa soltar a bomba e a bola bateu nas redes do lado de fora do gol baiano.
Rodallega faz o segundo
O Esquadrão de Aço marcou o segundo gol, novamente, com Rodallega aos 18 minutos. O goleiro Marcelo Boeck saiu errado e a bola caiu nos pés de Maycon Douglas. O atacante não foi fominha e tocou para o colombiano empurrar para o fundo do gol. Bahia 2×0 Fortaleza
Rodallega marca o terceiro
O iluminado Rodallega marcou o terceiro gol aos 20 minutos. Patrick tocou para Juninho Capixaba, que mandou na área. A defesa cearense não cortou e o colombiano fuzilou batendo de primeira no canto direito de Boeck. Bahia 3×0 Fortaleza
Pikachu diminui
O Fortaleza diminuiu o prejuízo aos 24 minutos com Yago Pikachu. Após cobrança de escanteio, o lateral aproveita a sobra e, no meio da confusão, bateu no canto direito de Matheus Teixeira. Bahia 3×1 Fortaleza
Vargas marca para o Fortaleza
Matheus Vargas marcou o segundo do Fortaleza aos 28 minutos. Em nova cobrança de escanteio, Vargas tocou de cabeça para anotar mais um dos visitantes. Bahia 3×2 Fortaleza
Rodallega faz o quarto
Mas o iluminado Rodallega fez o quarto gol no jogo aos 30 minutos. O colombiano recebeu na área e bateu para a defesa de Marcelo Boeck. Mas ele mesmo aproveitou o rebote e estufou as redes cearenses. Bahia 4×2 Fortaleza
Por Leandro Aragão