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Salas temáticas fazem parte de nova metodologia de ensino na Educação Integral


Publicado em: 26/02/2018 17:16
Por: Da Redação


A Secretaria da Educação do Estado está implantando uma nova metodologia de ensino nas escolas estaduais que ofertam Educação Integral, por meio da qual o ensino nas salas de aula tradicionais está deixando de existir. Nessas escolas, são criadas salas temáticas ou salas ambientes, identificadas por áreas do conhecimento, por onde o estudante vai se deslocando durante o dia de acordo com o cronograma de aulas previstas, envolvendo as disciplinas da Base Comum, mas também discussões contemporâneas que contribuem para a formação cidadã.
A proposta já está em execução em nove unidades da rede. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, comenta que as salas temáticas fazem parte das “novas práticas pedagógicas que estamos implantando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Fazendo com que o ambiente escolar seja mais atrativo e dinâmico, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, e criando maiores oportunidades para o protagonismo estudantil”.
No Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes, em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, foram instaladas 13 salas temáticas, decoradas pelos professores e estudantes com base nas disciplinas oferecidas, incluindo jogos, livros e tabelas periódicas.
Jaqueline Messias, 16 anos, aluna do 3º ano, está encantada com a nova metodologia. “Como ainda é algo muito novo, estamos nos adaptamos, mas já percebo que as salas ambientes têm uma vantagem enorme no nosso processo de aprendizado. O nosso contato com a disciplina é mais versátil, dinâmico e integral. Por exemplo, na sala de matemática, temos um espaço ambientado para esta área do conhecimento, com tabuadas, compassos e outros instrumentos que vão facilitar o nosso processo”, revela Jaqueline.
Mais diversidade 
A professora articuladora Luciana de Albuquerque destaca o sucesso da nova ação. “Os estudantes estão mais tranquilos, mais atentos e mais disciplinados. Além disso, as salas estão mais cuidadas porque elas passam a ser de todos e não somente da sua turma”. Neste primeiro momento, completa a educadora, a comunidade escolar se prepara para se envolver no projeto interdisciplinar ‘Soul + Juiz Jorge’, no qual cada sala de 1º a 3º ano do Ensino Médio vai trabalhar a partir dos temas: Família, Comunidade e Mundo do Trabalho.
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Santos, ressalta que o Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes é um exemplo consolidado de projeto pedagógico dinâmico e interdisciplinar, com clubes de leitura, incentivo ao esporte e outras ações significativas. “A tendência é que o Colégio Juiz Jorge e todas as nossas outras 99 unidades de Educação Integral implementem mais diversidade nos seus espaços e tempos pedagógicos, considerando que o processo educativo deve ser dinâmico e pode acontecer também fora da escola: no bairro, na comunidade”.

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