O programa Mulheres no Volante, desenvolvido pelas secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ), colocou Salvador como finalista nacional do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. A capital concorre com Itabirito (MG) e Recife (PE). A cerimônia será em 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Desde seu lançamento em 2022, o programa já capacitou 250 mulheres, das quais 110 atuam como motoristas do transporte coletivo municipal e do BRT. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, afirma que a iniciativa nasceu para oferecer capacitação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade e gerar oportunidades de emprego.
“O transporte gera muita empregabilidade. Estamos muito felizes em disputar um prêmio nacional, mostrando que Salvador é referência e inspiração para outras capitais do Brasil”, destacou o gestor.
Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa promove autonomia financeira, reduz desigualdades de gênero e fortalece a diversidade no setor de transporte. “É emocionante ouvir relatos de mulheres que tiveram suas vidas transformadas. O Mulheres no Volante diversifica o sistema de mobilidade da nossa cidade”, disse.
O programa oferece cursos gratuitos em parceria com Sest/Senat, incluindo mudança de categoria da CNH e qualificação para dirigir ônibus do BRT. A Semob atua incentivando empresas de transporte a ampliar a contratação feminina e adotar práticas de diversidade. A iniciativa busca promover equidade de gênero, inserindo mulheres em funções operacionais e administrativas do sistema de transporte municipal.